Hoje vamos falar sobre Ayrá, você conhece? É considerado por muitas pessoas uma qualidade ou caminho de Xangô, mas a história não é bem essa.
Ayrá é, na verdade um Orixá independente e também é filho de Iemanjá e Oraniã, como seus irmãos Xangô e Aganjú. É relacionado a família do raio e do fogo, assim como ao vento e aos elementos água e ar tendo o caráter mais passivo e reinando junto com Oxum.
Contam alguns itans (mitos) que Ayrá, por ocasião de uma visita de Oxalufã às terras de Xangô, a pedido do rei, o acompanhou até sua casa no retorno, tendo sido requisitado que vivesse com Oxalá, assim, se adaptando ao estilo de vida mais tranquilo do grande pai do branco e se tornando seu primeiro ministro, aquele que estabelece as vontades do mesmo, como a paz a justiça, por exemplo, impostas por este Orixá de forma incondicional.
Existe, ainda, um caminho diferente deste Orixá que faz referência a um rito de dança do mesmo acompanhado de Iansã ao redor de uma fogueira acesa em homenagem a Sango. Em determinados momentos desta dança ambos pisavam nas brasas incandescentes, porém não se queimava. Esta dança se tornou comum e frequente para ambos nas festas do povoado.
Um terceiro mito conta que Ayrá trocou suas vestimentas vermelhas pelas brancas dos guerreiros de Oxaguiã, rei de Ejibô, e seguiu com ele de encontro à batalha. Devido a sua inexperiência de guerra, mesmo tendo sobrevivido, Oxaguiã determina que retorne à sua terra natal onde deveria dedicar-se ao treinamento na arte da guerra para, apenas então, retornar à batalha.
As cores utilizadas nas vestimentas sagradas deste Orixá são o branco com traços de vermelho, prata, marfim, bege e ouro claro. Os tecidos abaixo podem ser utilizados para este fim.
Eles estão à venda sob encomenda, entretanto o prazo está esgotando. Não perca mais tempo!! Você ainda pode encomendar a confecção da vestimenta completa.
E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado
Mais uma vez, obrigada pela companhia e até amanhã!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário