sábado, 17 de outubro de 2015

Iemanjá e a União

Olá, olá, comunidade querida!!!!!

Mais um final de semana para conversarmos sobre a senhora das águas do mar...

Você sabia que além de rainha do mar ela é a senhora da união e da reunião?!


Orixá muito respeitada e cultuada é tida como mãe de quase todos os Orixás Iorubanos, enquanto a maternidade dos Orixás Daomeanos é atribuída a Nanã. Por isso à ela também pertence a fecundidade.

Comparada com as outras divindades do panteão africano, Yemanjá é uma figura extremamente simples. Ela é uma das figuras mais conhecidas nos cultos brasileiros, com o nome sempre bem divulgado pela imprensa, pois suas festas anuais sempre movimentam um grande número de iniciados e simpatizantes, tanto da Umbanda como do Candomblé.

Pelo sincretismo, muita água rolou. Para Yemanjá foi reservado o lugar de Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Glória que foi assimilado, em parte, por muitos ramos da Umbanda. É fato comprovado que sua imensa popularidade se deve também  pelo caráter de tolerância, aceitação e carinho. É uma das rainhas das águas, sendo as duas salgadas: as águas provocadas pelo choro da mãe que sofre pela vida de seus filhos, que os vê se afastarem de seu abrigo, tomando rumos independentes; e o mar, sua morada, local onde  os devotos  deixam –lhes presentes e oferendas.

Apesar dos preceitos tradicionais relacionarem tanto Oxum como Yemanjá à função da maternidade, pode estabelecer-se uma boa distinção entre esse conceitos. As duas não rivalizam, cada uma domina a maternidade num momento diferente.

A senhora dos oceanos, rainha das águas salgadas, é regente dos lares, protetora da família, é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento de nascimento.

Numa Casa de Santo, Yemanjá atua dando sentido ao grupo, à comunidade ali reunida e transformando essa convivência num ato familiar; criando raízes e  interligando; proporcionando sentimento de irmão para irmão em pessoas que há bem pouco tempo não se conheciam; proporcionando também o sentimento de pai/ mãe para filho e vice-versa.

A necessidade de saber se aqueles que amamos estão bem, a dor pela preocupação, é uma regência de Yemanjá, para que não morra dentro de nós o sentido de amor ao próximo. É a preocupação e o desejo de vê-los a salvo, sem problemas, é a manutenção da harmonia.

É ela, ainda, que proporcionará boa pesca nos mares, regendo os seres aquáticos e provendo o alimento vindo do seu reino. É quem controla as marés, é a praia em ressaca, a onda do mar, é maremoto. Junta-se a Oxalá complementando o Princípio Gerador Feminino.


Iabá geradora do sentimento que vai dar sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe, filhos e irmãos, tornando-os coesos. Rege as reuniões amigáveis, os aniversários, as festas de casamento, todas as comemorações familiares. É o sentido da união por laços co-sanguíneos ou não.

E você, sabia de todas as propriedades da rainha dos oceanos e dos mistérios que neles habitam???

Incrível, não?!

Agora, vamos dar uma olhada nas outras opções de tecidos africanos verdadeiros que você pode encomendar e utilizar na vestimenta sagrada para Iemanjá?!

Lembrando que temos apenas mais 3 dias para encomendas!!! Faça agora mesmo a sua!

Não perca mais tempo, entre em contato conosco através de:
E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado




Como sempre, sua companhia é super agradável!! Te espero aqui amanhã!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário