sábado, 3 de outubro de 2015

Sábado - Dia de IYEWA

Olá Pessoal!!!! Mais um ótimo dia para vocês!

Começando mais um final de semana, vamos conversar sobre mais uma Iabá das águas: Iyewa!


Não são muitas as pessoas que sabem sobre este Orixá misterioso. Portanto, vamos saber um pouquinho mais?!

Iyewa, também escrito no Brasil como Euá ou Ewá, é também o nome de um rio e uma lagoa na África, onde mora esta Iabá, entretanto sua origem é polêmica.

Há quem diga que, como Oxumarê, Nãnã, Omolu, Osaniyn e Iroko, ela era cultuada entre os Mahis (povo da África) e foi, posteriormente, assimilada pelos Iorubás, pois havia um Orixá feminino, oriundo das correntes do Daomé (antigo estado e rio africano), chamado Dan. A força deste Orixá estava  concentrada em uma cobra que engolia a própria cauda, denotando a continuidade da vida. Iyewa seria a ressignificação de Dan ou uma de suas metades, sendo a outra Oxumarê.
Esta teoria explica porque, em qualquer ocasião, pode dançar junto com Omolu, Osumare e Nanã.

Mais ainda existem teorias que dizem que ela já pertencia à mitologia Nagô e que teve origem na cidade de Abeokutá.

Em uma de suas lendas, esta Iabá é uma bela virgem que entregou seu corpo jovem ao Rei Xangô. esta lenda explica um pouco de sua ligação com tudo que é inexplorado. Protege a mata virgem, moças virgens, rios e lagos onde a natação e a navegação são proibidas.

Ewá se refugiou nas florestas inalcançáveis - acredito que a Amazônia é um ótimo exemplo...rs.. -, lá teve a proteção de Oxóssi, tornando-se uma guerreira e caçadora valente e habilidosa, a Iabá das florestas. Um dos materiais sagrados de Iyewa é o iko (palha da costa), seguindo uma fala da religião que cita a Iabá saindo de uma floresta de iko.

Este Orixá também domina a vidência, concedida pelo deus de todos os oráculos, Orunmilá.
É a senhora da transformação e das possibilidades, regendo as artes em um sentido amplo.

Orixá dos astros, é simbolizada pelos raios brancos do sol. A beleza e a graciosidade do horizonte, o encontro do céu com a terra e do céu com o mar pertencem a ela, bem como o amanhecer e o entardecer (o alaranjado do pôr do sol). A neve, o sumo branco das folhas, a saliva, a névoa, os espermatozóides e o branco do arco-íris também simbolizam Iyewa.

Devido a sua relação com o nascer e o pôr do sol, utiliza as variações das cores amarelo e vermelho, portanto multicores. Como vocês já sabem, seguem abaixo algumas opções de tecidos que podem ser utilizados para confecção das roupas sagradas desta Iabá. Estes tecidos estão à venda e aceitamos encomendas, também, para a confecção das vestimentas.

Alguns materiais ou ferramentas utilizados por Iyewa são: Ofá (arco e flecha), espada, aracole (cabaça decorada com iko e búzios), búzios e brajás (fio-de-contas - cordões sagrados).

Seu grande ewo (proibição) é a galinha.

E você, tem mais algumas informações sobre as características deste Orixá ou de seus filhos para compartilhar conosco?

Se tiver interesse em tecidos africanos, bordados (inclusive Richelieu) e na confecção da vestimenta completa, entre em contato conosco através de:

E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado



Obrigada pela sua companhia, uma ótimo sábado e até amanhã!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário