domingo, 11 de outubro de 2015

Moda afro e suas tendências

Olá pessoal!!! 

Nesse domingo delicioso, vamos conversar sobre moda africana?!

Isso mesmo! Vamos além das vestimentas sagradas da religião africana para conversar mais sobre a utilização dessas estampas maravilhosas no nosso dia-a-dia. Exatamente!

Até porque, eu  não sei você, mas eu estou super animada com a ideia de ter essas estampas no meu armário!!!!


A verdade é muitos dos modelitos mostrados em desfiles inspirados na cultura e nos tecidos africanos não são exatamente utilizáveis. Assim como mais da metade dos modelos das diversas fashion weeks pelo mundo.

Entretanto, há mais de 10 anos a moda africana vem criando seu espaço, inclusive há 13 anos existe a Dakar Fashion Week. A ideia foi de uma africana nascida no Congo que iniciou um trabalho incrível influenciando estilistas, modelos e artistas negros. Ao entrar no ramo da moda ela se deparou com uma maioria de modelos brancas e, por isso, se engajou na ideia da Fashion Week africana. 

Pelo que eu entendo a identidade africana se registra na moda de uma maneira admirável, isto porque, com exceção das grandes cidades influenciadas pela cultura ocidental (naturalmente), a moda do dia-a-dia dos africanos continua em grande parte do país simples e original, ou seja, ainda há muitas pessoas que preferem comprar os tecidos e inventarem suas próprias roupas do que comprar aquelas com estilos pré-definidos e, em geral, estrangeiros.

Com isso, se tornou uma diferenciação no mercado e vêm crescendo até por conta de seus motivos relacionados a natureza, simetria e, eu diria em grande parte, por suas cores.

Daí fiquei pensando... "Cores vibrantes e Brasil têm tudo a ver!!!!" Ou seja, estou ansiosa para ter um vestido belíssimo com uma dessas estampas incríveis que vocês já conhecem. Talvez ainda um short, uma saia, uma blusa, uma bolsa, um sapato, ... hahahaha... Será que dá pra não sonhar??? rsrsrsrs...

Pois então, pensando em tudo isso, fiquei curiosa e fui pesquisar mais e mais sobre a tal moda e descobri que essa tendência cresce mais e mais a cada dia. Há alguns dias atrás mesmo, houve um desfile de um estilista famoso chamado Valentino que aconteceu, acho que em São Paulo. Esse desfile deu o que falar pois a maioria das modelos que desfilaram eram brancas e tinham tranças ou dread-locks no cabelo.

Daí fiquei pensando ainda mais e a minha opinião é: E daí?

Assim, nosso Brasil que é um país maravilhoso, apesar dos pêsares, tem como característica principal a diversidade que, aliás, é a principal razão de tantos turistas cada vez mais terem desejo de conhecer nosso cantinho e deixarem aqui o dinheiro deles ajudando nossa economia, ou seja, nós.

Sendo assim, por que eu vou me incomodar com o fato de um desfile influenciado pela cultura africana ter utilizado modelos brancas. Ao contrário, se ele quer vender sua coleção para todas as mulheres, ele tem mesmo que mostrar a todas nós que é uma coleção para todas. 

Assim ninguém fica de fora. Vocês não concordam?

Pensei nisso, porque é normal, quando alguém menciona "moda afro", pensarmos sempre que são roupas muito extravagantes, por vezes excêntricas e em geral, para outras pessoas, mas não para nós mesmas. É mentira minha? Vai dizer que você nunca pensou isso?

E para os homens, então??? Tirando nos cultos, para os que são da religião africana, acho quase impossível criar essa moda como algo comum se não houver uma ótima estratégia de marketing.

Não dá pra negar, vai... Por isso mesmo, acho sim que modelos brancas devem vestir essas roupas belíssimas e mostrar a todas nós que todos podem incorporar a ideia e as roupas... Eu não vejo a horaa!!!!

Bom, pra tentar contagiar vocês um pouquinho com essa euforia que eu estou sentindo a respeito dessa moda super atraente, escolhi umas fotinhas que mostram que os modelitos não são muito diferentes dos que já são utilizados por nós por aqui, basta aceitarmos os tecidos como parte de nós. A nossa história já é colada, mesmo...rs.....




















E agora a moda masculina...





Vocês podem ver que nem tem tantas opções, né?! Pois é, a moda masculina na nossa cultura ainda tem muito que aceitar a mistura de cores...

Queridos amigos e amigas... muito obrigada pela presença, e até amanhã!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário