sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Sexta-feira - Àguas de Oxalá I

Bom dia amigos e amigas!!!

Em mais um dia de branco, começaremos a conversar sobre um importante e famoso ritual da religião africana chamado "Águas de Oxalá".

Esta conversa será dividida em 3 episódios seguindo o calendário do próprio ritual.

Vamos mergulhar na pureza de Oxalá?!


Este é um ritual anual com objetivo de purificação e renovação. É considerado, também, um "rito de passagem" - o fim e o começo, ou seja, um novo ciclo. 

No meu ponto de vista seria um ciclo parecido com o popular ano novo que celebramos no primeiro dia de cada ano, mas de forma religiosa e ritualística e com data divergente.

A presença da água é reverenciada, isto porque, como sabemos, é a fonte primordial da vida e por conta disto, se apresenta em todos os rituais da Religião dos Orixás.

Este celebre evento religioso abre o calendário de eventos da Religião que contém outros rituais cultuando os outros Orixás, alguns já mencionados em nossas conversas diárias.

A celebração de Oxalá é precedida de uma meticulosa preparação e interação que acontece durante 16 dias.

Como nós já conversamos, o Orixá do branco representa a pureza (Obatala - Oba, rei e Ala, pano branco que cobre, ou seja, rei do branco ou, ainda, rei do imaculado), sendo assim, todos os filhos da casa não poderão vestir outra cor que não o branco durante os 16 dias em questão dentro do terreiro, bem como todos que lá chegarem. Outras características são a retidão e o silêncio, em respeito ao momento, bem como limpeza de toda a casa e a preocupação com as roupas que deverão estar alvas, engomadas e em perfeito estado.

Interrompendo o texto para uma pequena opinião, eu diria que podemos comparar a quando comparecemos a uma festa à traje fino, ou eventos profissionais importantes. Nestas situações nos preocupamos em estar de banho tomado, cheirosos e com roupas belíssimas e em ótimo estado, certo?! A ideia é a mesma aqui, a diferença é que o traje é específico e de cor previamente estabelecida pelo Orixá.

Durante todo o período é estendido um morim branco desde a entrada da casa de santo até o salão fazendo como um "corredor", um "teto" que cobre o  Ori (cabeça) de todos.

O objetivo deste ritual é reviver o caminho mitológico do Rei do Branco, norteado pela lenda sobre a qual conversaremos na próxima sexta-feira.

E então?! Ansiosos??? Eu já estou!!!! 

Falando de branco, vamos postar mais alguns tecidos africanos verdadeiros (importados) que podem ser adquiridos por vocês e, ainda, com facilidade de pagamento, pois fazemos parcelamento em até 18x sem juros!!! Isso mesmo, 18x!!!

Garanta já o seu, pois os tecidos africanos, por enquanto, são vendidos sob encomenda e temos prazo para a solicitação. Todos os tecidos chegarão no início de dezembro.

Vale informar que oferecemos EXCLUSIVIDADE, ou seja, não vendemos a mesma estampa para mais de uma pessoa. Não perca mais tempo e garanta a sua!

Se tiver interesse nos tecidos africanos abaixo ou outra opção de nossa página do facebook, bordados (inclusive Richelieu) e na confecção da vestimenta completa, entre em contato conosco através de:

E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado



Bom pessoal, mais um ótimo dia para vocês e até amanhã... Falaremos sobre Oxum! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário