domingo, 18 de outubro de 2015

A Cultura Africana e Nós - parte 1

Bem-vindos queridos amigos e amigas!!!

Pensaram que eu havia esquecido de vocês, é?! De jeito algum!!!

Mas como hoje é domingo tive um dia cheio e não pude postar antes, mas não percamos mais tempo. Vamos conversar sobre a cultura africana e um pouco de sua influência sobre nós!


Vale começar nossa conversa pelo início, há milhões de anos atrás, citando que a África é reconhecida pela arqueologia como o território mais antigo habitado no mundo!

Com toda essa idade vêm, também, todo um histórico cultural, religioso, político, econômico, etc.

Não sei se você sabe, mas, hoje em dia, a África é composta por mais de 50 países e, aproximadamente, 1 bilhão de habitantes.

A verdade é que a história africana desde os primórdios foi relatada através dos olhos de viajantes e colonizadores europeus, com isso, a concepção de que essa cultura era primitiva é bárbara cresceu e se espalhou.

Devido a isso, grande parte da historiografia foi corrompida, manifestações tradicionais se perderam e crenças foram  misturadas, como chegamos a mencionar no post sobre Nanã, ao mencionar que é um Orixá assumido pelo povo Iorubá após algum tempo. Justamente devido as imigrações dos povos.

Atualmente historiadores fazem um grande esforço para recuperar essas importantes informações com o intuito de traçar uma linha temporal mais detalhada da identidade africana.

O lado bom é que os fluxos migratórios no próprio país e no exterior também preservou e difundiu as culturas tradicionais, combinando diversos aspectos de diferentes "tribos", como já mencionamos acima. Isso se deve, ainda, a herança notória que tem a religião dos Orixás de ser um legado oral, basicamente. Isso não significa que não há registros escritos.

Em geral, as civilizações africanas praticavam, em maior ou menor escala, agricultura, caça e pesca; alguns povos eram nômades e vagavam pelo deserto; alguns adotavam um território e construíam grandes impérios; alguns formavam pequenas tribos, outros grandes reinos, onde o chefe político e o sumo sacerdote podiam ser a mesma pessoa.

As diferenças geográficas, biológicas, climáticas, ambientais, de credo representam a grande riqueza precedida por clãs de linhagem ou classes sociais específicas deste imenso e resistente país que, sob muita destruição e silêncio, conseguiu influenciar e sobreviver ao redor do mundo e contagiando com a tolerância.

É de conhecimento de nossa comunidade que os africanos reverenciam os espíritos da natureza, aceitando a coexistência de forças desconhecidas, a pura essência da religião - sendo considerados povos animistas pelos europeus. Eles possuem, também, uma variedade de mitos que explicam suas origens.

Mas, para quem não tem ciência, existe, ainda, no continente africano, outras religiões como o islamismo e o cristianismo.

Bom pessoal, o texto já está ficando longo, sendo assim, vamos continuar essa conversa na semana que vem falando da arte, dos principais povos e da influência para conosco, ok?!

De qualquer forma, conto com sua presença amanhã para mais uma conversa relacionada a querida religião dos Orixás.

Não se esqueça de conferir os tecidos africanos abaixo e fazer agora mesmo sua encomenda, afinal, estamos no fim da linha!!!!

Não perca mais tempo, entre em contato conosco através de:
E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado



Vejo você amanhã!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário