terça-feira, 6 de outubro de 2015

Terça-Feira - Dia de Irôko

Olá amigos e amigas!!!

Desejando desde já mais um dia de muita paz e produtividade, inciamos esta terça-feira conversando sobre Orixá Írókò.

Vamos viajar em mais um mundo de mistério desta maravilhosa cultura?


Ìrókò é o senhor da resistência, estimulando firmeza e estabilidade para enfrentar os desafios da vida. Atento e persistente, suas energias também ajudam na concentração, consequentemente, em lidar com documentos, casos de justiça, esclarecimento de mal-entendidos e início de projetos.

É o Orixá da paz, da harmonia social, da tranquilidade, fertilidade, do poder espiritual. Senhor dos mistérios e da rapidez.

Ìrókò é representado pelo òkò nlá (grande lança), mas tem como símbolo máximo a árvore sagrada de mesmo nome (gameleira), bem como florestas, parques e jardins arborizados. Seu culto reverencia a natureza - morada dos Orixás -, por tudo que ela oferece ao homem. Domina, ainda, o tempo e o espaço.

Possuindo a capacidade de atrair e preservar o axé (força sagrada), para os yorubás, Irôko é um Ebora (divindade) que faz, através de sua árvore, a ligação do Órun (céu) com o Àiyé (terra). Ainda em sua árvore moram os Eléré's ou Àbíkú's (espíritos que encarnam e desencarnam várias vezes).

Talvez por sua intrínseca relação com a natureza e ao ciclo antigo da mesma, representa a ancestralidade, nossos antepassados, pais, avós, bisavós, tataravós, sendo assim, desrespeitar Irôko é como desrespeitar sua própria dinastia, sue sangue. Nesta lógica, representa a história do ilé (casa, podendo representar nação ou família) e de seu povo.

Podemos fazer uma pequena e simples análise e perceber que a relação com a natureza nos ensina uma lição vital e extremamente difundida atualmente, a importância de preservar a natureza. Após anos de uso e destruição da mesma fala-se muito na sustentabilidade e reflorestamento. Os Orixás já nos ensinam essa importância tão tardiamente percebida pelo mundo capitalista há milênios.

As cores utilizadas na confecção das vestimentas sagradas deste Orixá são branco, verde e marrom, que simbolizam ponderação e atraem sabedoria. Os tecidos abaixo podem ser utilizados para este fim.

Sendo assim, se tiver interesse em tecidos africanos, bordados (inclusive Richelieu) e na confecção da vestimenta completa, entre em contato conosco através de:

E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado




 Foi um prazer enorme ter você por aqui em mais uma aconchegante conversa! Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário