sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Sexta-feira - Dia de OXALÁ (OXALUFÃ)

Bom dia a todos amigos(as) da nossa comunidade mais que cultural!

Voltamos ao dia de branco e, vamos falar da outra característica de Oxalá sobre a qual comentamos na sexta passada: Oxalufã!

Vamos mergulhar no mundo de paz que o branco nos traz?


OXALÁ é um elemento fundamental dos primórdios, massa de ar e massa de água, a protoforma e a formação de todo tipo de criaturas no AIYE (mundo físico) e no ORUN (mundo espiritual). Todas as histórias que relatam a criação do mundo passam necessariamente por Oxalá, que foi o primeiro Orixá concebido por Olodumaré e encarregado de criar não só o universo, como todos os seres, todas as coisas que existiriam no mundo.

No Xirê (sequência de cantigas para os Orixás), Oxalá é homenageado por último porque é o grande símbolo da síntese de todas as origens. Ele representa a totalidade, o Orixá que, como Exú, reside em todos os seres humanos. Todos são seus filhos, todos são irmãos, já que a humanidade vive sob o mesmo teto, o grande Alá que nos cobre e protege, o céu.

O Alá (também nome do pano branco utilizado para cobrir os Orixás e seus filhos) representa a própria criação, está intimamente relacionado a concepção de cada ser; é a síntese do poder criador masculino, do qual Oxalá é detentor. Sua função primeira já remete ao seu significado profundo. A ação de cobrir não evoca somente proteção, zelo, denota a atividade masculina no ato da procriação.

Como sabemos e conversamos na semana passada, Oxalá incorpora em duas formas, uma mais nova e guerreira (Orixá Ógìyán - Oxaguiã-, o comedor de inhame e rei de Egigbó) e uma mais velha e tranquila da qual vamos falar agora: OXALUFÃ (Orixá Olùfón, rei de Ifón). Apoiado num bastão, em Yorubá Opá Oşòró (Opaxoró), é considerado como o Orixá da Paz, da paciência, tudo que se refere à ele é ligado a calma e a tranqüilidade. É alheio a toda violência, disputas, brigas e gosta de ordem, da limpeza, da pureza.

Na África, todos os Orixás relacionados a criação são designados pelo nome genérico de Orixá Fun Fun. O mais importante entre todos eles chama-se Òrìsanlà, ou seja, o grande Orixá, rei do pano branco.
Existiram cerca de 154 Orixás Fun Fun (brancos), entretanto a quantidade se reduz significativamente no Brasil, sendo os dois que mencionamos acima suas expressões mais conhecidas, tendo qualidade dos mesmos que se relacionam aos diferentes Orixás brancos que, infelizmente, se perderam na história.
O nome Orisanlá foi contraído e deu origem a palavra Oxalá, e com esse nome o grande pai passou a ser conhecido no Brasil.

Sua cor é o branco, que representa todas as possibilidades, a base de qualquer criação, sendo assim, seus filhos, sempre que forem a uma casa de Orixá devem estar vestindo roupas nesta cor. Além disso, não podem usar roupa preta, vermelha e em tons escuros. Por respeito ao pai mais velho, todo povo-de-santo usa branco no seu dia (sexta-feira).

O Igbin (caracol com concha), que é chamado de "boi de Oxalá", é sua oferenda favorita juntamente com o Ebô (canjica). Igbin também é o nome do toque (cantiga com batuque) dedicado à este importante Orixá. E diz-se que sua dança é lenta como o passo do mesmo.

A principal festa feita em homenagem a ele tem o nome de "Águas de Oxalá" e vocês já podem imaginar a cor obrigatória do traje de todos, não é mesmo?!
Metais e outras substâncias brancas são matérias que pertencem a este Orixá.

A maior interdição de Oxalá é o azeite-de-dendê, que jamais deve macular suas roupas, seus objetos sagrados, e muito menos o seu Alá. A única coisa vermelha que Oxalá permite, é a pena de Ekodidè (papagaio africano conhecido como papagaio de Gabão), prova de sua submissão ao poder genitor feminino.

Então, meus amigos(as), eu não sei sobre vocês, mas eu conheço filhos de Oxalufã e eles realmente são pessoas calmas "eternamente"...hehehe....

Como vocês já devem imaginar, a cor ideal para confecção da vestimenta sagrada do Orixá do branco é branca, naturalmente. Sendo assim, os tecidos abaixo são perfeitos para esta utilidade e, O MELHOR, você pode tê-los! 

Estão à venda e ainda podemos confeccionar a vestimenta completa para você!!!!
Se tiver interesse em tecidos africanos, bordados (inclusive Richelieu) e na confecção da vestimenta completa, entre em contato conosco através de:

E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado


Queridos e queridas, obrigada pela companhia novamente! Até amanhã!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário