domingo, 4 de outubro de 2015

Richelieu - História e Utilização

Olá Pessoal!!!!! 

Pensaram que hoje não tinha post, é?! De jeito algum! Na verdade apenas um pequeno atraso, mas estamos aqui para conversar um pouquinho mais com vocês sobre aquilo que nos interessa!

Hoje vamos falar do famoso bordado Richelieu!


Você já reparou que esse nome é um pouco diferente do nosso português, não é mesmo?! Pois é...

Richelieu é na verdade um nome francês e é de lá da Europa, assim como os tecidos africanos sobre os quais conversamos na semana passada, que vêm esse lindo e minucioso trabalho que é o Richelieu.

A bem da verdade, existiu um Cardeal com esse nome, que veio a ser, também, primeiro ministro do rei francês Luís XIII. O Cardeal Richelieu ou Cardeal de Richelieu utilizava bastante este tipo de bordado como adorno e em suas vestes. Consequentemente, o Richelieu (bordado) ganhou fama com sinônimo de riqueza e poder e, de certa forma, ainda o é, uma vez que todas as roupas, toalhas de mesa ou qualquer que seja o produto tem um valor razoavelmente alto. Isto também se deve à mão-de-obra, afinal é um trabalho artesanal e que prende bastante tempo.

O primeiro passo da confecção é o desenho, após são feitos cortes e se começa o bordado na região desenhada anteriormente. A técnica seguinte, a qual distingue, de fato, o Richelieu, consiste em retirar os fios dos tecidos delicadamente formando verdadeiros desenhos vazados. É um trabalho que possui requisitos especiais e muita perícia para que se consiga uma perfeição de detalhes. Por fim, os espaços a recortar são tecidos em linha e chamados de bride.

Um trabalho minucioso merece a valorização que tem, além de ser realmente lindo e embelezar qualquer tipo de material e/ou produto.

Após ficar famoso na Europa - terra em que bordados eram utilizados desde a antiguidade, o bordado em questão foi trazido para o Brasil pelos portugueses na época da colonização para ser utilizado pelos que aqui viviam. Naturalmente, com o passar dos anos, se tornou parte da nossa cultura existindo aqui, muitas artesãs que vivenciam esta arte desde a infância.

A utilização do Richelieu abrange diversas vertentes, como toalhas, cortinas, camisas, colchas, detalhes em blusas lindíssimas e em vestimentas sagradas na religião africana como um todo. São sinônimo de beleza, suavidade e cuidado, uma vez que, normalmente são utilizados tecidos brancos.

Falando em tecidos em que ele é feito, podem ser utilizados em jeans, cambraia, crepe, popeline (tecidos que não desfiem), mas o mais comum é o linho de panamá e, também, o melhor.

E então, o que achou das informações de hoje??? Interessantes, não?! E você, tem alguma observação para compartilhar conosco??

Aproveito para colocar abaixo algumas opções de Richelieu e informar que vocês pode adquiri-los!!!! Isso mesmo! Eles estão à venda!

Sendo assim, se tiver interesse nos bordados Richelieu, bem como tecidos africanos  e outros bordados, entre em contato conosco através de:

E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado



Obrigada pela maravilhosa companhia e até amanhã!!!!



3 comentários:

  1. Não estou aqui para criticar, mas muitos já viram um Candomblécista dizer que o tecido Rechilie e de tradição do Candomblé, mas lendo vários temas a este respeito, vi que não é bem assim. Como muitos já viram também alguns Candomblécista falarem mal de um Umbandista a usar alguma roupa de Rechilie, dizendo que estão errados ou até em certo ponto ofender.
    Então antes de falarem o que acham que está certo, o porque não pesquisar para se ver o correto.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das informações.

    ResponderExcluir
  3. Tudo lindo vcs vende há metro o rechilieu na cor branco

    ResponderExcluir