terça-feira, 13 de outubro de 2015

Ogum e o início do mundo.

Bom dia queridos e queridas de nossa comunidade!

Como nós sabemos, cada um de nós carrega a influência de um determinado Orixá, tendo características específicas provenientes dele. Hoje conversaremos sobre Ogum, e em meios aos mistérios deste guerreiro, sua relação com o início do nosso mundo.



Olodumare (o ser supremo), para o processo de criação da humanidade, determinou 4 divindades distintas responsáveis por evolução e progresso. Eram elas:

Obàtalá - Rei do branco;
Exú - A comunicação entre o homem e os Orisas;
Ifá - Detentora do destino e do poder de alterá-lo;
Ogum - Responsável por abrir caminhos na Terra para a passagem dos deuses e dos humanos.

Com o mundo em estado primitivo, foram muitas as dificuldades encontradas para o processo de evolução, entretanto, determinados, os Orixás foram obtendo sucessos em suas funções.

Para que Ogum fosse o detentor do poder do ferro e, através dele, proporcionasse aos seres humanos as trilhas e caminhos abertos, Ifá (o senhos dos destinos) o orientou a fazer um ebó (limpeza de energias), em seguida aguardar a primeira chuva e após a mesma procurar algum local que tivesse sofrido erosão. Neste local Ogum encontraria uma areia preta e fina, a qual deveria recolher e queimar. 
Seguindo todas as instruções ao pé da letra, notou, com muita surpresa, que a tal areia preta em contato com o calor se tornava um outro material, até então desconhecido no mundo e, assim, nascia o ferro.

Ao manipular o tal material, forjou o mesmo, criando a primeira ferramenta do mundo, o èmú (espécie de alicate), em seguida uma faca e um facão. Estas ferramentas são essenciais para ferreiros e também o são para os assentamentos (representações dos Orixás - como as imagens da religião católica) de Ogum.

Este guerreiro, com sua força, coragem e ferramenta primordial, o facão, abriu os caminhos para as passagens do homem, criando condições para a habitação. Além disso, abriu caminhos para o progresso através da comercialização das ferramentes que confeccionava e ensinamentos sobre as mesmas. Com a interação dos seres humanos e, consequente, civilização a evolução seguiu seu curso e modificou-se durante eras, formando novas culturas, leis e tecnologias e o mundo como o conhecemos hoje.
Vale nos atentar para uma observação importante, o mesmo material manipulado por Ogun ainda naquela época, é, até hoje, extremamente essencial para nós e nossa sobrevivência, sendo utilizado na construção de casas, em carros, máquinas em geral e até mesmo em hospitais. A influência de Ogum no destino da humanidade precisa de admiração - ele foi corajoso, destemido e desprovido de egoísmo passando adiante seu conhecimento e auxiliando no desenvolvimento.

Eu posso tirar, ainda, mais um ensinamento deste texto sobre este Orixá - a interligação entre os povos, além de necessária é parte da nossa própria evolução, ou seja, a paz e a colaboração valem mais para todos do que as guerras e diferenças de opinião.

Como de praxe, seguem alguns exemplos de tecidos africanos verdadeiros que vocês podem utilizar na confecção da vestimenta sagrada de Ogum. 

Lembrando que as encomendas tem prazo até dia 20/10/15, sendo assim, garanta agora mesmo a sua!!
Vale lembrar que garantimos exclusividade de estampa para encomendas e que fazemos parcelamentos em até 18x sem juros!!!

Não perca mais tempo, entre em contato conosco através de:
E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordad



Vejo vocês amanhã pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário