Bom dia queridos e queridas de nossa comunidade!
Como nós sabemos, cada um de nós carrega a influência de um determinado Orixá, tendo características específicas provenientes dele. Hoje conversaremos sobre Ogum, e em meios aos mistérios deste guerreiro, sua relação com o início do nosso mundo.
Olodumare (o ser supremo), para o processo de criação da humanidade, determinou 4 divindades distintas responsáveis por evolução e progresso. Eram elas:
Obàtalá - Rei do branco;
Exú - A comunicação entre o homem e os Orisas;
Ifá - Detentora do destino e do poder de alterá-lo;
Ogum - Responsável por abrir caminhos na Terra para a passagem dos deuses e dos humanos.
Com o mundo em estado primitivo, foram muitas as dificuldades encontradas para o processo de evolução, entretanto, determinados, os Orixás foram obtendo sucessos em suas funções.
Para que Ogum fosse o detentor do poder do ferro e, através dele, proporcionasse aos seres humanos as trilhas e caminhos abertos, Ifá (o senhos dos destinos) o orientou a fazer um ebó (limpeza de energias), em seguida aguardar a primeira chuva e após a mesma procurar algum local que tivesse sofrido erosão. Neste local Ogum encontraria uma areia preta e fina, a qual deveria recolher e queimar.
Seguindo todas as instruções ao pé da letra, notou, com muita surpresa, que a tal areia preta em contato com o calor se tornava um outro material, até então desconhecido no mundo e, assim, nascia o ferro.
Ao manipular o tal material, forjou o mesmo, criando a primeira ferramenta do mundo, o èmú (espécie de alicate), em seguida uma faca e um facão. Estas ferramentas são essenciais para ferreiros e também o são para os assentamentos (representações dos Orixás - como as imagens da religião católica) de Ogum.
Este guerreiro, com sua força, coragem e ferramenta primordial, o facão, abriu os caminhos para as passagens do homem, criando condições para a habitação. Além disso, abriu caminhos para o progresso através da comercialização das ferramentes que confeccionava e ensinamentos sobre as mesmas. Com a interação dos seres humanos e, consequente, civilização a evolução seguiu seu curso e modificou-se durante eras, formando novas culturas, leis e tecnologias e o mundo como o conhecemos hoje.
E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordad
Vejo vocês amanhã pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário