quinta-feira, 31 de março de 2016

Ekedi, parte do Orixá

Bom dia amigos e amigas!!!

Mais um dia para das nossas vidas para fazer valer a pena! Mais um dia para aprendermos e, com isso, nos direcionarmos cada vez mais ao nosso destino, à nossa evolução. Só depende de nós!

Como conversamos ontem, vamos dar continuidade a explicação sobre a importância das Ekedis e sua função na nossa religião.



E já que estamos falando de Ekedi e, como visto na postagem de ontem, elas podem utilizar a roupa acima também, dá uma olhada nesse Bubu (kafta) lindíssimo! Temos vários tamanhos e cores! Para conferir as outras cores você entrar na nossa página do facebook pelo link abaixo e ir em nossos álbuns de fotos! Na nossa página você também encontra nossos telefones, endereço e pode nos deixar uma mensagem para mais informações! 
https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado/



“Entendo minha religião e meu Orixá com muito mais profundidade em se tratando da relação estabelecida com uma Ekedi. Quando o Orixá convida e escolhe alguém para ser sua Ekedi, e é aceito por ela, com certeza existe algo além dessa simples escolha, existe comprometimento espiritual de fundo ancestral. O que acontece é que Ekedis estão contidas neste Orixá, são parte dele. Este elo os une eternamente, está provado no momento que o Orixá dá orukó da Ekedi no barracão e que poucos dão valor e importância. Neste momento, mais do que nunca, se estabelece o intercâmbio das energias entre eles, direitos e deveres ficam firmados e o amor, carinho, disciplina, liturgia, são preservados.

O Babalorixá precisa que se estabeleça uma forte união em torno de si e nas funções do axé. Casas de santo sem suas Ekedis não se estabelecem, pois elas ajudam a formar a base. A casa precisa de um corpo em sua formação, precisa de sustentabilidade, a espinha dorsal, a segurança, e o Orixá também precisa de conforto.


Ekedis não precisam usar kelê, raspar, colocar adôxu, etc porque o seu Babalorixá ou Iyalorixá já passou por isso. Se elas nasceram para servir o Orixá, então estão contidas na energia do Orixá e vice-versa, independente de seu próprio Orixá.


É uma relação de intimidade e de muita cumplicidade espiritual para com o Orixá. As boas Ekedis tomam a frente muitas vezes em defesa de seu Axé, protegem seu Babalorixá ou sua Iyalorixá, intervém em questões inerentes a liturgia em defesa de seu juramento, sua aliança com o Orixá.”
(Texto: Babalorixá Fernando D’Osogiyan -Ilé Àse Òsòlúfón Íwìn)

Mais uma vez, obrigada pela atenção de vocês! Lembrando que juntos somos mais fortes, aproveito para pedir que não esqueçam de curtir nossa página e compartilhar com seus amigos!!


Um ótimo dia para todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário