terça-feira, 1 de março de 2016

Ancestrais

Olá, olá queridos e queridas!

Benção a todos!

Nós sabemos que a história dos africanos, desde o início, não foi fácil. Muitos foram condenados a serem arrancados de sua própria terra e seu povo onde tinham sua maneira de viver, sua cultura, para serem escravos em outro país, outra cultura, no meio de outras pessoas e tribos. É quase incrível imaginar como, por exemplo, africanos de tribos rivais terminaram por se entender e se unir em prol de um bem maior. Mas e como é que todo esse esforço é recompensado hoje?


A belezura acima é do tipo Estampado, 100% algodão (como sempre) e top em qualidade, como todos os nossos tecidos e bordados. Ainda está à disposição em nossa loja, mas não por muito tempo!

Lembrando que suas medidas são 1,50m/ 5,20m, mas se alguém não quiser a peça inteira, podemos verificar a possibilidade. As formas de pagamento são cartão de crédito (parcelamentos em até 6x sem juros) ou à vista (fazemos desconto).
E no passado, nossos ancestrais, gente, reis, rainhas, livres e felizes se deixaram arrancar da Terra mãe, para cumprir a mais importante e sublime missão que o destino lhe determinara...

Escravizados, reduzidos a nada, sofreram todos os tipos de dissabores tormentas e dor...

 

Uns não sobreviveram. Outros, mesmo despersonalizados e rebaixados a condições sub-humanas, conseguiram levar adiante o propósito do destino.

De geração em geração foram resistindo e prosseguindo humilde e bravamente. Contrariando todas as opressões sofridas, toda tentativa de disseminação da cultura, os negros juntos nas senzalas conseguiram se unir e na calada da noite mantinham vivo o culto aos Òrìsà.

Assim o candomblé, que ao pé da letra significa reunir, é a união de vários Òrìsà no espaço do terreiro. Com a perfeita dedicação, o devido respeito e o mais puro e verdadeiro Amor esse povo discriminado mas, de muita fibra, foi aqui reconstruindo e, passo a passo, foi   firmando,  unindo,  crescendo em comum, aumentando, edificando esse culto sagrado. Alimentando valores como Caráter, Honestidade, Humildade, Perseverança, Dedicação, Respeito, Responsabilidade, Fé e, AMOR.


Tudo isso para que sobrevivesse e chegasse até nós a religião dos Òrìsà.


E você? O que tem feito? Como está a sua dedicação, a sua responsabilidade, o seu respeito o seu AMOR para com nossa religião ?  Como você está cuidando, mantendo o assentamento e a casa do seu Òrìsà?
                                               Assim?

No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, a dedicação, ao amor não existe meio termo.

                                                                    Texto de Ìyá Rosângela De Iyewa - Iyewa Biyìmólè, Ìyálórìsà do Ilé Asé Oju Omi Iyewa.

Desejamos mais um dia de muita paz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário