quinta-feira, 17 de março de 2016

Acaça, curiosidades...

Queridos e queridas!!! Mais um ótimo dia para todos!

Vamos dar continuidade à nossa conversa sobre o Acaça para saber algumas curiosidades a mais?

O que acha do sabor? Gosta, não muito?

Vamos descobrir um pouquinho mais sobre como se pode utilizar no seu dia-a-dia!


Do tipo Estampado, o tecido acima, além de top em qualidade (todos os nossos tecidos são 100% algodão), é lindíssimo e grande o bastante para confecção de muitas roupas!!!

Para garanti-lo agora mesmo, entre em contato conosco. Segue o link de nossa página no facebook onde você encontra nossos telefone, endereços e por onde pode nos enviar uma mensagem:


O Acaçá (Àkàsà ou Eko) é, além de comida ritualística do candomblé, é também típica da culinária baiana. Feito com milho branco ou vermelho, que deve ficar de molho em água de um dia para o outro (em torno de 12 horas), e deve ser depois passado em um moinho para formar a massa que será cozida em uma panela com água, sem parar de mexer, até ficar no ponto (aproximadamente 25 minutos). Mas você também pode conferir ao pingar a massa em um copo com água, quando a massa não dissolve está pronto. Ainda quente, pequenas porções da massa devem ser embrulhadas em folha de bananeira já limpa, passada no fogo (não precisa exagerar, é apenas para deixá-la flexível o suficiente para poder embrulhar) e cortada em pedaços de igual tamanho, para ficar tudo harmonioso.
Para embrulhar é simples! Basta colocar a folha na palma da mão esquerda (pra quem é destro) e colocar a massa. Com o polegar dobrar a primeira ponta da folha sobre a massa, dobrar a outra ponta cruzando por cima e virando para baixo, fazendo o mesmo do outro lado. O formato que resulta é o de uma pirâmide retangular. Caso os seus primeiros não saiam super bonitinhos, não se preocupe e continue, com a prática melhora. ;-)
Vale informar que, para 500g de milho branco em grão são utilizada 4 xícaras de águas, ok?!
O milho branco, naturalmente, vem de uma plantação antes de chegar no mercado e, em seguida às nossas mesas em forma de acaça, então dá uma olhadinha nas fotos abaixo:


Como mencionado, o acaça faz parte da culinária baiana de forma geral, você conhece pratos que são feitos a partir dessa comida sagrada? Pois bem, o acaça é utilizado em acompanhamento em geral, com o bobó de camarão, frango ou galinha da angola, moquecas - como um pirão e, recentemente, até no acompanhamento de bife, tipo "Steak". Claro que em todos esses casos, é adicionando um pouco de sal e, por vezes, até mesmo outros condimentos. É comum, ainda o uso do leite de coco e, se for adicionado açúcar no lugar do sal, é possível fazer sobremesas como manjar de acaça.

Dá uma olhada nessas fotos de dar água na boca!!!





E assim, desejo a todos um dia iluminado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário