sábado, 26 de março de 2016

Ancestrais, um Culto Dominado por Homens

Bom dia amigos e amigas!!

Como prometemos ontem, vamos continuar nossa conversa contando a história que explica porque o culto aos ancestrais é liderado pelos homens.

Mas sem esquecer de, antes, passar na nossa loja e conferir mais uma peça maravilhosa em Richelieu!!! Olha isso!!


Belíssimo, não é mesmo?! E pode ser seu agora mesmo, basta entrar em contato conosco. Você pode parcelar no cartão de crédito em até 6 x sem juros!!!! Segue o link de nossa página onde você encontra nossos telefones, endereço e por onde pode nos enviar uma mensagem:


"À época dos Òrìsàs, os homens eram os líderes de tudo. As mulheres, no entanto, resolveram punir os homens, mas sem nenhum critério ou limite, abusando desta decisão, humilhando-os. Yansan era a líder dessas mulheres revolucionárias que se reuniam em uma floresta. Oya havia domado e treinado um macaco marrom chamado Ijimere, utilizando para isso, um isan (galho da árvore "Àtòrì". 

Oya vestia o macaco com uma roupa feita de várias tiras de pano coloridas, de modo que ninguém via o macaco sob os panos. Conforme ela batia o isan no solo, o macaco pulava de uma árvore para outra, movimentando-se de forma alucinante, como fora treinado. 

Deste modo, durante à noite, quando os homens por lá passavam, as mulheres que estavam escondidas, faziam o macaco aparecer e eles fugiam totalmente apavorados, pois acreditavam estar vendo um Egúngún

Cansados de tanta humilhação, os homens foram consultar Ifá através de um babaláwo, a fim de descobrir a causa de tamanha injúria. Através do jogo, a farsa das mulheres foi desvendada. Ifá recomendou aos homens, alguns sacrifícios, sendo Ògún, o encarregado de reverter o cenário imposto pelas mulheres.

Quando Ògún chegou ao local das aparições, vestiu-se com vários panos coloridos, ficando totalmente encoberto, escondendo-se atrás de uma árvore. Quando as mulheres chegaram, ele apareceu subitamente, correndo, berrando e brandindo sua espada pelos ares, todas as mulheres fugiram assustadas, inclusive Oya. A partir desse dia, os homens dominaram as mulheres e as expulsaram para sempre do culto aos ancestrais. No entanto, Oya Igbale, continua sendo a Divindade que os Egúngún respeitam."
(trecho retirado de texto da Casa de Oxumarê).

Espero que tenha sido esclarecedor. Amanhã voltamos com mais uma história a respeito dos ancestrais que conta como foi a primeira evocação de espíritos do além.

Um sábado de muita paz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário