Boa páscoa pessoal!!!!
Neste domingo de confraternização, vamos dar continuidade à conversa dois 2 últimos dias sobre o culto aos ancestrais, falando do início deste culto através de uma lenda.
Mas não fugir à regra, vamos dar uma olhada em mais uma peça de Richilieu que é uma obra de arte de tão linda?!
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"Muitos desacreditam na
manifestação dos ancestrais e isso aconteceu até mesmo com os Òrìsàs. Outra
história de Ifá, narra que após Alapini ter evocado presencialmente os seus
filhos já falecidos, Sàngó mandou lhe chamar, pois não acreditava que os mortos
podiam voltar do além.
Como Sàngó era o grande Rei
de Oyo, o Alapini foi prontamente ao palácio, quando chegou lá, Sàngó disse que o iria prender, pois ele dizia que tinha o poder de trazer os mortos do
além e isso era uma grande mentira e que se ele realmente conseguia fazer isso,
que fizesse diante dos olhos de seus olhos. Alapini respondeu que não poderia evocar
os ancestrais ali, mas que sim era possível trazer os mortos do
além.
Sàngó, então, mandou que construíssem um quarto dentro do palácio e
vistoriou toda a edificação, garantindo que não havia ninguém dentro dela.
Ele pediu para que Alapini entrasse no quarto e que, se ele tinha realmente
esse poder, ele evocasse os ancestrais lá dentro, pois Sàngó tinha certeza que
não havia mais ninguém lá.
Alapini pediu algumas coisas como panos, espelhos e
um Isan (a grande vara de atori). Sàngó pessoalmente entregou tudo a Alapini,
certificando-se que não havia truques. Feito isso, Sàngó trancou a porta e
ordenou que Alapini evocasse os ancestrais.
Pouco tempo depois, uma voz rouca
começou a sair do quarto. Sàngó irritado, disse que se aquilo fosse um truque,
o Alapini seria morto.
Passado mais um tempo, Alapini pediu que abrissem a
porta. Quando Sàngó abriu, saíram de lá Alapini e Egúngún, este vestido com os
panos e espelhos preparados por Alapini.
Diante disso e impressionado, Sàngó
instituiu o culto aos ancestrais em Oyo (seu reinado) e, a partir desse dia,
todos os Alaafin (rei de oyo), são empossados por Alapini, pois é ele que
conhece a ancestralidade de Sàngó.
No Candomblé, o culto aos
antepassados é tão importante que, mesmo antes de louvarmos os Òrìsàs, devemos
render homenagens aos ancestrais, isso é ainda mais saliente nas casas antigas,
em que já houve mais de um Sacerdote, sendo que o líder atual, sempre
reverenciará aqueles que o antecederam. Nesse sentido, acreditamos que, quando
uma Ìyálòrìsà ou Babalòrìsà falece, ele também servirá como conselheiro para os
que o sucederão, no entanto, como ancestral, sendo muitas vezes consultado por
meio do oráculo. Há um antigo provérbio yorùbá que diz: “Você só completará a
sua missão, se cumprir a missão dos seus antepassados”."
(Texto de Casa de Oxumarê).
Por hoje é isso pessoal. amanhã, conversaremos mais sobre reencarnação na religião africana.
Uma páscoa de muito axé amigos(as)!!!
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