sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O dia da Consciência Negra

Olá amigos e amigas de nossa comunidade!!!

Neste maravilhoso dia de branco, antes de mais nada, lembro que é preciso vestir branco para os que são da religião! Principalmente aos filhos de Oxalá!

Para quem não sabe, apesar do dia ser do senhor do branco, hoje também é dia nacional da consciência negra no Brasil, e, justamente por isso, vamos conversar sobre este evento???


O dia 20 de Novembro foi assim instituído em 2003 em âmbito nacional através da lei 12.519, de 10 de Novembro de 2011. Entretanto hoje não é feriado em todo o país, apenas nos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso e Rio de Janeiro, bem como em outras mil cidades, ficando a critério do prefeito nas cidades dos estados que não aderiram .

Muitos debatem sobre o fato de o dia do negro ser todo dia, ou sobre a necessidade de haver um dia que demonstre a importância e tal.

A verdade é, este dia foi escolhido unicamente pois foi o dia em que o famoso Zumbi dos Palmares faleceu em 1695, ele foi o último e importante líder do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo do período colonial que se localizava, na época, na capitania de Pernambuco a qual pertence hoje ao estado de Alagoas e faz parte do município União dos Palmares.

Zumbi dos Palmares por Antônio Parreiras

Portanto, esta data tem como objetivo principal remeter à resistência do negro contra a escravidão - "E com razão!" - de maneira geral, desde o primero transporte de africanos que foi feito ao Brasil em 1549.

E falando sobre o tal transporte, vale mencionar que era feito em navios, - "Até porque, como vocês sabem, não haviam aviões ainda naquela época." - através da rota que ficou conhecida como Middle Passage (Passagem do Meio) que consistia, em geral, em rotas da África para o Brasil ou Caribe e, dessas rotas em diante os escravos eram levados para outras regiões na própria América ou, ainda, a Europa.

Middle Passage

A questão é que essas embarcações não eram nada como os Cruzeiros de hoje em dia e, mesmo o pouco luxo que podiam oferecer, sem dúvida, não era dado a qualquer escravo que fosse.

A estratégia, - na minha opinião, infeliz e ignorante - era de levar o maior número possível de escravos na embarcação, em geral, nos deques inferiores, sendo assim, devido a falta de espaço suficiente para se moverem, o mau alojamento que incluía embarcações de madeira de má qualidade e, por ser na parte inferior, extremamente úmidos, o descuido pela higiene básica e uma alimentação fraca, muitos escravos ficavam doentes e com isso, a taxa de mortalidade excedia, na maioria das vezes, 50%. Estes eram jogados ao mar por conta do peso do navio.

Condições de um navio negreiro
 Condições de um navio negreiro
Condições de um navio negreiro

Atualmente, passado o período colonial e abolida a escravidão, o dia da consciência negra tem um propósito diferente: evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante à sociedade, principalmente em crianças e adolescentes negros, através de palestras e eventos organizados por entidades sem fins lucrativos, na maioria das vezes, como a chamada "Movimento Negro".

É uma forma de colocar as pessoas para refletir sobre a igualdade que deve existir em nossa sociedade independente da história do nosso mundo.

E, lembrando que essa maravilhosa cultura nos trouxe coisas belíssimas que já são intrínsecas à cultura brasileira, seguem mais algumas opções de tecidos africanos verdadeiros e lindíssimos que estão à disposição para encomendas!

Se você tem interesse, pode adquiri-los por aqui ou, ainda, no Encontro de Tecidos Africanos e Richelieu que será realizado nos dias 12 e 13/12, no Rio de Janeiro.

Não perca mais tempo e faça sua encomenda agora mesmo através de:
E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado




E você, o que acha sobre o dia da consciência negra? Nos dê sua opinião abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário