Olá pessoal querido!!!
Como está o final de semana de todos??? Espero que maravilhoso!!!
Que tal, hoje, continuarmos a nossa conversa de sexta na qual falamos da escravidão e o transporte de escravos para o Brasil?
A ideia de hoje é oferecer algumas dicas de filmes que tratam sobre esses assuntos para que possam alugar ou, quem sabe, baixar na internet. Como preferirem.
Curiosos? Vamos conferir?
1. Quanto Vale ou É Por Quilo?
Filme-tese de Sérgio Bianchi, traça um paralelo entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria por ONGs, que formam uma beneficência de fachada em proveito próprio. Entrelaça a história de um capitão do mato perseguindo uma escrava fugida, no século XVII e a implantação de uma escola de informática com recursos superfaturados.
2. Quilombo
Por volta de 1650 em Pernambuco, um grupo de escravos se rebela e foge para fundar o quilombo de Palmares, sobre o qual comentamos, e resistem ao cerco da Colônia. Chefiado por um príncipe africano, Ganga Zumba - Tony Tornado -, o grupo sofre a dissidência do seu afilhado Zumbi, que discorda das posições conciliatórias do padrinho. O filme de Cacá Diegues traz alguns dos maiores atores negros do país como, Grande Othelo, Zezé Motta, Antônio Pitanga e Milton Gonçalves.
3. Ganga Zumba
A versão de 1963 do mesmo Cacá Diegues, se concentra na figura de Ganga Zumba - Antônio Pitanga -, filho do rei de Palmares, que fundou a primeira comunidade rebelde de escravos no mundo. Um clássico do nosso cinema.
4. Sinhá Moça
Clássico romance, ambientado no final do século XIX no interior de São Paulo, onde a filha de um rico fazendeiro escravocrata, volta da capital com ideias abolicionistas e entra em conflito com o pai. Quando um escravo se revolta contra os maus tratos, é severamente punido, o que inicia uma luta violenta dos demais. Dirigido por Tom Payne em 1953, o filme foi destaque nos festivais de Veneza e Berlim, e contou com uma grande atuação de Ruth de Souza, como a escrava Sabina.
5. A Negação do Brasil
Interessante documentário, feito em 2000, descrevendo a participação de negros nas novelas de televisão - principalmente da Rede Globo -, dos papeis coadjuvantes e estereotipados, até evoluir para personagens de maior destaque.
6. Cafundó
Baseado num personagem real, conta a história do ex-escravo João de Camargo - Lázaro Ramos -, que saiu das senzalas para tornar-se um tropeiro e, frente a um mundo em transformação, tem visões místicas e cria sua própria igreja.
7. Xica da Silva
Na segunda metade do século XVII, uma bela escrava - Zezé Motta -, torna-se amante de um rico dono de minas e terras de Diamantina e passa a promover festas e banquetes luxuosos, que ficam famosos inclusive na Corte portuguesa.
8. Cruz e Souza, o Poeta do Desterro
Biografia do poeta catarinense Cruz e Souza - 1861-1898 -, fundador do simbolismo no Brasil e negro altivo, orgulhoso de sua raça, o que não permitiu que ele fosse aceito pelos meios acadêmicos da época. Um filme de Sylvio Back).
9. Madame Satã
A vida do célebre marginal e transformista João Francisco dos Santos, conhecido como Madame Satã - Lázaro Ramos -, que era malandro, artista, presidiário, pai adotivo de sete filhos, negro, pobre, homossexual, figura icônica da Lapa, no Rio de Janeiro. Ele sofria todo tipo de preconceito, mas o que mais lhe doía era o da sua cor.
10. Besouro
A história de um lendário capoeirista baiano, que se notabilizou no começo dos anos 1920. Sua história mistura misticismo com a dura realidade dos ex-escravos, que continuavam sendo maltratados pelas autoridades e pelos poderosos. Dirigido pelo premiado diretor de publicidade João Daniel Tikhomiroff.
Espero que gostem dos filmes e, aproveito para convidá-los a nos deixarem suas opiniões a respeito deles em nosso comentários aqui no blog.
Mantendo nossa tradição, seguem, abaixo, mais opções de tecidos africanos que podem ser adquiridos através de encomenda agora mesmo.
Lembrando, ainda, que vocês também poderão participar do Encontro de Tecidos Africanos e Richelieu que acontece no Rio de Janeiro. Basta fazer sua inscrição enviando nome completo, telefone e e-mail por e-mail ou mensagem do facebook.
E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário