Em mais um sexta-feira, nosso famoso dia do branco, vamos dar continuidade à conversa sobre o famoso ritual "as Águas de Oxalá".
Este é o dia do festejo, a comemoração do retorno de Oxalá ao reino de Oxaguiã. Estão lembrados do mito? Se não, vale a pena relembrar lendo os posts anteriores a respeito que seguem abaixo:
Parte 1 - http://tudosobreorixastecidoafricanobordado.blogspot.be/2015/10/sexta-feira-aguas-de-oxala-i.html
Parte 2- http://tudosobreorixastecidoafricanobordado.blogspot.be/2015/10/aguas-de-oxala-parte-2.html
Parte 3 - http://tudosobreorixastecidoafricanobordado.blogspot.be/2015/10/aguas-oxala-ii-o-banho.html
Parte 4 - http://tudosobreorixastecidoafricanobordado.blogspot.be/2015/10/aguas-de-oxala-parte-3.html
Se você tem interesse nos tecidos e/ou Richelieu, não perca mais tempo e faça a sua agora mesmo através de:
Parte 2- http://tudosobreorixastecidoafricanobordado.blogspot.be/2015/10/aguas-de-oxala-parte-2.html
Parte 3 - http://tudosobreorixastecidoafricanobordado.blogspot.be/2015/10/aguas-oxala-ii-o-banho.html
Parte 4 - http://tudosobreorixastecidoafricanobordado.blogspot.be/2015/10/aguas-de-oxala-parte-3.html
No sábado são realizados os ritos de sacrifício a
Òsàgiyán e é feito o jogo do ìyán (modalidade de jogo que ainda é feita em
terras africanas por ocasião das colheitas). A raiz de inhame é o elemento que
se apresenta do jogo para a cozinha e dela direto para o barracão - como prato
do preceito, em bolas de inhame pilado -, alimento de expansão do Axé, é o simbolismo
da Tradição dos Òrìsà.
No domingo á tarde, realiza-se o Ìpàdé
e a noite á festa do pilão (Ojó Odó). Os três domingos são uma sequência de
ritos interligados.
As filhas arrumadas e na mais perfeita
ordem trazem bancos, panelas, balaios, o pilão e os atori
(pequenas varetas), enfeitando tudo com primor. Os itens mencionados devem conter as comidas votivas do
Òrìsà, bem como sua bebida, o Aluá (fermentação de grãos de milhos moídos).
Cadeiras especiais são posicionadas no
meio do barracão e sentam-se os Òrìsà. Uma filha de Oya empunha o estandarte
branco e, em seguida, inicia-se o ritual dos atori que consiste em uma procissão com todos os presentes, passando semi curvados à frente dos Òrìsà para serem tocadas pelas pequenas varas.
Após, as
comidas são servidas ao som de cânticos em um belo festejo que rememora a
recepção feita por Òsàgiyán no retorno de Òsàlá. Depois de todos terem sido
alimentados, outro cântico anuncia a retirada dos utensílios a fim de
liberar o espaço para o ato final, o Siré.
Òsàgiyán é o Elémòsó funfun (senhor dos
ricos ornamentos branco) e o Bàbá Olórogún (pai das batalhas, das lutas), o
poderoso guerreiro que vence as batalhas usando a estratégia.
Neste domingo as cantigas são mais aceleradas, como uma representação da dança do Guerreiro do
universo, o Senhor da Guerra e da Paz.
Aparecem as contas com seguí, símbolo
que o dignifica como único Orixá funfun Ajagunan (guerreiro) e as suas vestes
trazem o azul e o prata como parte presente.
O Siré será finalizado com a roda do pai do branco.
O ciclo e todas as festividades das
Águas de Oxalá, de renovação da existência e expansão do Axé será encerrado num
ato de confraternização geral, com reverencia a Olodumare, e, assim, os òrìsà vão embora.
Òrìsà nlo e wá kébá (Orixá vai embora
e nos deixa a sua proteção)!
Abaixo, coloco opções de tecidos africanos verdadeiros para confecção de vestimentas de Oxaguiã.
Lembrando que, para garantir o seu tecido com exclusividade na estampa você já pode e deve fazer sua encomenda, antes que o prazo final chegue.
E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
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