Olá, olá pessoas queridas!!!
Um dos sentimentos mais comuns que as pessoas têm é a curiosidade. Quem aqui pode dizer que nunca foi curioso? provavelmente ninguém, não é mesmo?! Até porque é intrínseco à nossa existência o interesse de saber mais.
O fato de termos interesse em saber não é uma coisa ruim, desde que a curiosidade seja genuína e, preferencialmente, utilizada para fins produtivos como estudo, por exemplo.
Assim como nós, Logum Édé também sempre foi curioso e, devido a isso, ele teve um contra-tempo. Vamos conferir na íntegra da lenda que conta isso?! Foi retirada do livro Mitologia dos Orixás de Reginaldo Prandi.
"Logum Édé era o filho de Oxóssi com Oxum. Era o príncipe do encanto e da magia.
Oxóssi e Oxum eram dois orixás muito vaidosos. Orgulhosos, eles vivam às turras. A vida do casal estava insuportável e resolveram que era melhor se separar.
O filho ficaria metade do ano nas matas com Oxóssi e a outra metade com Oxum no rio. Com isso, Logum se tornou uma criança de personalidade dupla: cresceu metade homem, metade mulher.
Oxum proibiu Logum Edé de brincar nas águas fundas, pois os rios eram traiçoeiros para uma criança da sua idade. Mas Logum era curioso e vaidoso como os pais. Logum não obedecia à mãe. Um dia Logum nadou rio adentro, para bem longe da margem.
Obá, dona do rio, para vingar-se de Oxum, com quem mantinha antigas querelas. começou a afogar Logum. Oxum ficou desesperada e pediu a Orunmilá que lhe salvasse o filho, que a amparasse no seu desespero de mãe.
Orunmilá, que sempre atendia à filha de Oxalá, retirou o príncipe das águas traiçoeiras e o trouxe salvo à terra. Então deu-lhe a missão de proteger os pescadores e a todos os que vivessem das águas doces.
Dizem que foi Oiá quem retirou Logum Edé da água e terminou de criá-lo juntamente com Ogum."
E então, o que acharam?
Como de praxe, seguem abaixo os fotos dos tecidos africanos verdadeiros que podem ser utilizados na confecção das roupas sagradas para este Orixá.
Lembrando que temos apenas até dia 25/11 para fazermos as encomendas.
E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário