sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Abyian - O Caminho se faz Passo a Passo

Bom dia comunidade maravilhosa!

A conversa de hoje, na verdade, é para expor um texto recebido e super bem elaborado que transcreve um pouco do que é ser Abyian - sentimentos, motivação e importância.

Sem esquecer de dar aquela espiadinha em nossos belíssimos tecidos africanos. Que tal aproveitar e fazer uma visita em nossa loja hoje?


Este é mais um do tipo Estampado. A qualidade é super top, 100% algodão e bem grande (1,50m/5,20m).

Nossas formas de pagamento são cartão de crédito (parcelamento em até 6x sem juros) e à vista (neste caso fazemos desconto).

Dê um pulinho em nossa página no facebook e confira mais tecidos, entre outros bordados. Você pode entrar em contato conosco através de nosso telefones ou nos deixar uma mensagem. Lá você também encontra o nosso endereço. Segue o link: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado/

E, vamos ao texto agora?! Vale super a pena!


"Eu sou uma abiyan e sou uma abiyan feliz. Eu me sinto tão feliz, tão contente por ser abiyan…  tem sempre alguém me ajudando, me ensinando a fazer alguma coisa, me perguntando se está tudo bem comigo…
Em alguns momentos, sinto medo de fazer santo: ficar careca, não abraçar meu marido, sentar no baixo, dormir na esteira, não me depilar, ficar sem os meus "creminhos" hidratantes, anti-idade, sem perfume … Nossa, chega a me dar PAVOR! Além disso, sou casada e o meu marido não é da religião, não gosta de Candomblé, não entende nada, mas respeita a mim e a minha decisão.

Então,  nestas horas eu penso no Òrìsà. Penso no amor por ele, penso na relação maravilhosa que estou construindo com o meu Òrìsà e coloco algumas coisas na balança. Sabe, Òrìsà nenhum vai me matar, me aleijar ou me “cobrar” de forma alguma se eu não me iniciar. Mas eu sei que, em algum momento antes de nascer, lá no Órun (céu), eu prometi,  firmei um compromisso, dei a minha palavra de confiança: eu disse que eu queria atravessar a minha vida de mãos dadas com meu Òrìsà. E nesse momento, minhas próprias idéias se clareiam, a mente “desanuvia” e eu vejo que não há sacrifício nenhum em ser uma Iyawo, em ter minha cabeça raspada e cumprir período de resguardo para alguns preceitos.

Nesse momento eu lembro que as coisas das quais eu me resguardo durante o tempo de preceito, são energias negativas que eu deixo de absorver. Sabe, tudo no mundo é troca de energias, e, quando eu me preservo de algumas coisas, quando eu me resguardo de algumas coisas, eu evito absorver uma energia negativa, e acumulo dentro de mim, apenas a energia linda, positiva e fantástica que o meu Òrìsà compartilhará comigo a partir do momento da iniciação. Também conversei de forma muito longa e profunda com o meu marido, e disse para ele que a iniciação e o resguardo que são pedidos são apenas para trazer coisas boas para a minha vida e, consequentemente, se eu estiver melhor, se a minha energia estiver melhor, a nossa vida em família, como um todo, também estará melhor.e, consequentemente, o melhor para mim acaba sendo o melhor para nós dois.

Ser abiyan é fantástico para mim: estou aprendendo, estou fazendo um “curso” de religiosidade africana, que é pra me iniciar numa religião tendo total e completa certeza do que é Candomblé e do que eu quero. Estou curtindo a fase de “namoro” com o meu Orixá: não me interessa a qualidade dele, apenas que ele é uma energia única, fantástica, soberana na minha vida. Estou o conhecendo. E estou sofrendo uma ansiedade gostosa, louca para me iniciar, tendo certeza que, não importa o caminho: o que importa é que a colheita dos frutos junto ao meu Òrìsà será linda,

Acredito que ser abiyan é o momento de perguntar TUDO, de me informar, de ouvir. Ser abiyan, é ser um feto, se preparando para nascer, se preparando para bi (verbo nascer em Ioruba). E é preciso aprender a viver depois disso.
Ser abiyan para mim é o tempo de conhecer a religião e me apaixonar dia após dia, cada vez mais, pelos Òrìsà."

Muito legal, não é mesmo?! Ver esse amor todo pela religião, pelas energias que nos cuidam e nos mantém no caminho positivo?!

A ideia de expor esse texto hoje foi, simplesmente, compartilhar esse sentimento delicioso de paz e integração com aquilo que sempre esteve presente em nossas vidas. E, dessa forma, lembrar a todos como a devoção aos Orixás pode nos guiar de uma maneira serena para a nossa real missão neste universo.

Quem compartilha dessa visão e desse sentimento, dá um like ou deixa um comentário!

E, como de praxe, desejo um dia lindo a todos!! E o carnaval começa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário