sábado, 9 de abril de 2016

O Atabaque - Instrumento Musical.

Olá, olá amigos e amigas!!!

Para começar esse sábado maravilhoso com energia positiva, vamos começar uma série de conversas sobre um dos objetos sagrados de nossa religião que todos já viram várias vezes: o Atabaque.

Como sabemos, os que mais tem conhecimento deste instrumento musical e sagrado são os Ogans, responsáveis pela honra de tocá-los louvando os Orixás.


Antes de continuarmos nossa conversa, vamos fazer uma pequena pausa para podermos admirar este lindíssimo pano para Igba em Richilieu (40cm/ 40cm)! Demais, não é mesmo?!

O seu Orixá merece o melhor!

Não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo através dos telefones que estão na nossa página (link abaixo). Caso prefira nos fazer uma visita, confira nosso endereço também na página ou nos deixe uma mensagem para maiores informações.



Em uma definição mais generalizada do instrumento mencionado e sem significados ritualísticos, o atabaque é um instrumento musical de percussão afro-brasileiro. 

Seu nome se originou do termo árabe al-Tabaq, que significa "prato". Constitui-se de um tambor cilíndrico ou ligeiramente cônico, com uma das bocas coberta de couro de boi, veado ou bode.

Quantos ao tensionamento do couro, podem haver três sistemas principais: por cordas e cunhas, por ferragens (à semelhança das congas cubanas) ou por birro (à semelhança do Sabar senegalês, do Kpanlogo ganês, entre outros tipos de tambores africanos).

É tocado com as mãos, com duas baquetas, ou por vezes com uma mão e uma baqueta, dependendo do ritmo e do tambor que está sendo tocado. Pode ser usado em kits de percussão em ritmos brasileiros, tais como o samba e o axé music.
(Texto retirado de Wikipédia).

Entretanto, para nós, o significado e utilização do atabaque vão muito além das explicações acima, não é mesmo?!

Iremos decorrer mais sobre o assunto nas próximas postagens, mas podemos fazer uma pequena introdução que já é, por muitos, conhecida.

Nos terreiros de Candomblé são utilizados 3 atabaques diferentes, estes são chamados de rum, rumpi e le.

Por hoje é só pessoal, amanhã continuaremos a conversa e convido a todos para contribuírem e deixarem seus comentários!

Um sábado de muito axé para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário