quarta-feira, 6 de abril de 2016

Infrações Gravíssimas à Ancestralidade

Olá, olá comunidade querida!!!

Para os mais novos, muito do que se vê na religião hoje em dia torna-se normal, entretanto é importante se informar bem, isso porque, infelizmente, muito da herança deixada por nossos ancestrais vêm sendo modificado e, como consequência, se perdendo tradições cruciais para os fundamentos.

Vamos entender um pouco mais sobre isso?


Antes de continuarmos nossa conversa, vamos conferir esses bubus bordados. São realmente lindos, caem bem no corpo e temos de vários tamanhos e cores! Você pode fazer o pagamento no cartão de crédito com parcelamento ou  à vista. Entre em contato agora mesmo e garanta já o seu! 

Através de nossa página, abaixo, você tem acesso aos nossos números de telefone, endereço e pode nos enviar uma mensagem para mais informações.


Infelizmente, negligências quanto as tradições da religião, dogmas espirituais aliados a história de luta e resistência dos africanos escravizados e trazidos para cá têm sido cada vez mais comuns. 

A verdade é que as casas de Santo renomadas e antigas não podem permanecer inertes ao presenciar ou saber de situações como essas, isto porque a religião dos Orixás é, em grande parte, baseada em ensinamentos falados e passados de pais (mães) para filhos (as), portanto essas alterações justificadas apenas pela ganância e ambição fazem muito do legado cultural e religioso tão preciosos se perder.

Recriar rituais, desrespeitar as tradições e períodos de obrigações, por exemplo, é como desmerecer todo o esforço que nossos ancestrais fizeram, sofrendo com a desumanidade da escravidão, o massacre cultural e religioso, quando eram proibidas quaisquer manifestações destes tipos por africanos e descendentes a não ser que fossem fruto do catecismo da Igreja - o sincretismo religioso sobre o qual já conversamos.  Eles foram obrigados a esconder a sua religiosidade para poder manter viva a fé e os cultos religiosos trazidos da África.

Mesmo após a "abolição da escravatura", a liberdade de escolha religiosa lhes era vetada, sendo uma contravenção legal qualquer culto aos Orixás, passível de penas como tortura, prisão e humilhações. 

"Eram obrigados a andar com os atabaques na cabeça até a delegacia para que a elite racista tivessem a oportunidade de colocar toda a sua intolerância e racismo para fora. Eram alvo de deboche da burguesia." (2013, Casa de Oxumarê)

Mesmo em um época mais recente (até a década de 70, quando começamos a conquistar mais reconhecimento e liberdade) ainda havia uma grande perseguição. Criaram-se altíssimas taxas e impostos que deveriam ser pagos a cada ritual e/ou  celebração, mas que não evitavam a invasão de "agentes da lei" para silenciarem os atabaques no meio do culto, sendo necessário recomeçar tudo novamente. Com isso, muitos dos nossos ancestrais passavam fome para erguer os terreiros que nos deixaram essa herança maravilhosa.

"Templos estes, que guardam e preservam a cultura, tradição e conhecimentos. Legado da união de vários povos que se encontravam nas mesmas condições e juntos perpetuaram com muita luta sua fé e plantaram a aliança de várias etnias, de todas as nações, no eixo central destes Terreiros." (2013, Casa de Oxumarê)

Para não sermos negligentes e/ ou coniventes com os erros que agridem e comprometem  os princípios do Candomblé, sendo um dos básicos preservar e cuidar da memória dos nossos antepassados, vamos relatar algumas dessas mudanças amanhã para que todos fiquem cientes do que está ou não está de acordo com a nossa ancestralidade.

Enquanto isso;

Um dia maravilhoso a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário