Bom dia pessoal!!
Como prometido na postagem de ontem, hoje vamos continuar o importantíssimo assunto que é o desrespeito aos princípios básicos da nossa religião enumerando alguns que tem acontecido e não podem ser aceitos.
Nossa ideia é deixar claro aquilo com o qual não compactuamos pois desrespeita um dos bens mais amados de nossa cultura e tradição, a ancestralidade.
Vale informar que os princípios da religião nos são passados há anos através dos principais terreiros de candomblé baianos.
Mas sem esquecer de dar aquela passadinha na nossa loja e admirar essa linda peça de Richilieu que merece ser sua! Você pode adquiri-la através do cartão de crédito (parcelamentos em até 6x sem juros) ou à vista. As medidas são: 2,90m/ 2,10m.
Lembrando que nossos telefones e endereço estão na nossa página no facebook por onde você também pode nos enviar uma mensagem para maiores informações:
"• Apenas uma pessoa pode
assumir o posto de Babalorixá ou Yalorixá dentro de um terreiro: Terreiros de
Candomblé conduzido e administrado por mais de uma pessoa pode ser considerado,
no mínimo, um equívoco. Em um Axé somente um é o escolhido para governar a
terra, este é o responsável pelo axé, existe os postos que o auxiliam e, também, os que tomam conta da grande estrutura religiosa existente dentro de uma casa
de candomblé. Mas, o título de Iyalorisá ou Babalorixá não pode, de forma
alguma, ser dividido em uma mesma casa, afinal, em um reino existe apenas um rei;
• É impossível imaginar o
funcionamento de uma Casa de candomblé sem a existência de um Babalorixá ou
Iyalorixá: Mesmo tendo os mais altos postos de um axé o terreiro não pode ser
dirigido sem um deles. Um templo religioso não é como uma empresa que pode ser adinistrada por diversos sócios. Ele deve ser conduzido pela
autoridade máxima, que é o zelador de Santo. Em caso de sucessão, o
Terreiro, no período de luto, é governado pela Iyalasé (posto que lhe permite transmitir, apenas, o conhecimento para o próximo sacerdote supremo que irá tomar posse quando do fim das obrigações do período de luto), pois ela é a Mãe do
Axé, a pessoa que tudo viu, aprendeu e tem o dever de passar para o sucessor;
• O desrespeito ao luto em
virtude da perda do sacerdote: Após o falecimento do Babalorisá ou Iyalorisá o
terreiro deve permanecer em luto total, apenas se limitando as cerimonias
fúnebres. O luto pode levar de um a sete anos, conforme determinação dos orixás, e é período fundamental para restabelecer o equilíbrio do Terreiro mediante
a perda do Sacerdote. Neste tempo o Orixá determinará o próximo
sucessor ou sucessora;
• Iniciados abrindo ou
dirigindo Terreiros sem serem apresentados a sociedade como sacerdotes: Completados os sete anos de iniciação, e tendo o destino de se tornar sacerdote
ou sacerdotisa, o escolhido pelos Orixás deve edificar um templo e, após
estruturá-lo para liturgia do candomblé, receberá de seu babalorixá ou iyalorixá o oyê (título), apresentando-o à sociedade como tal. Em caso de sucessão, o escolhido deve ser apresentado por 4
autoridades religiosas, as mesmas que consultaram o oráculo dos Orixás para saber
quem assumiria o trono;"
(Texto retirado e Adaptado da página Casa de Oxumarê)
Esses são apenas alguns deles. Amanhã conversaremos sobre mais alguns!
Muito axé para vocês!!
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