terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O APRENDIZADO

Bom dia comunidade linda!!!

Ontem tivemos uns probleminhas técnicos e não conseguimos postar, mas vamos compensar hoje com um post top! Vamos falar sobre o aprendizado em uma casa de Santo. Sabemos todos muito disso na prática, mas a ideia é conversarmos mais sobre o assunto, somarmos com comentários sobre a experiência de cada um e, claro, dúvidas sobre o assunto, pra quem tiver, aqui está uma ótima oportunidade para colaborar uns com os outros!!

Antes de iniciarmos esse assunto tão gostoso, vamos dar uma conferida rápida nessa obra de arte?!


Este é mais um dos tecidos de qualidade top que temos disponíveis em nossa loja. Do tipo Estampado é 100% algodão, como todos, e, como vocês podem ver tem 5 cores: Rosa escuro (ou roxo), azul claro, verde, branco e detalhes em preto.

A metragem deste tipo de tecido é sempre a mesma, sendo 1,50m de largura/ 5,20m de comprimento, ou seja, dá pra fazer muita coisa! Por exemplo, nossos profissionais conseguem fazer uma saia rodada (baiana de sala - em geral 4,5m de roda), um laço para cabeça ou peito (em geral 3m) e, ainda é possível fazer um bubu com pano de cabeça.

Como já mencionamos anteriormente aceitamos 2 formas de pagamento: Cartão de crédito, podendo ser parcelado em até 6x sem juros ou à vista (neste caso fazemos desconto).

Vale lembrar que temos apenas um tecido de cada estampa em nossa loja,, justamente para tentar oferecer uma exclusividade aos nossos clientes, sendo assim, não perca mais tempo e garanta já o seu!!!

Para saber mais sobre valores basta nos enviar uma mensagem por e-mail, página do facebook ou deixar um comentário nesse post com seu contato. Segue o link de nossa página no facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado/

Vamos ingressar no nosso post?



O processo de aprendizado em uma casa de Òrìsà, é uma troca constante e sempre em duas vias, aprende-se com os mais velhos e com os mais novos. Com os mais velhos da religião se aprende hierarquia, respeito e o modelo de funcionamento da Casa com suas quizilas e seus macetes. Com os mais novos se aprende e se relembra da inquietação dos tempos de noviço, quando queríamos aprender tudo ao mesmo tempo e agora.

Ao longo dos anos de aprendizado e observação se percebe que o tempo é o senhor do saber. E a dedicação sua companheira.
No aprendizado se troca informação por sorriso, informação por ajuda no lavar dos pratos, informação por depenar galinha, informação por lavar as quartinhas, informação por informação, ou seja, informação por respeito, informação por dedicação, informação por merecimento. E sempre, sempre se retribui a toda e qualquer informação, seja a respeito do que for com “benção”.

Numa Casa de Orisa não se antecipa o aprendizado, não se antecipam as obrigações, nem mesmo uma cantiga ou uma reza pode ser antecipada em sua ordem de entrada no sírè, elas têm seu tempo e hora para serem colocadas, tudo em seu tempo certo. Mas é importante ressaltar que o “tempo certo” não pode servir de escudo para o não aprendizado.

Continuaremos esse post amanhã porque gostaria de deixar uma tarefa bem simples pra vocês. Vamos refletir sobre a nossa casa, cada um de nós, é assim que acontece na sua casa? É assim que você age? Você faz a sua parte aguardando o momento certo de saber um pouco mais ou você foge de suas tarefas como iniciante? Você está sempre presente buscando aprender passo a passo ou você é daqueles que nunca está lá, mas age naturalmente como se tivesse estado lá ontem e depois ainda se acha injustiçado quando não sabe o que stá passando na Casa?

Sem julgar ninguém, é apenas uma oportunidade para reflexão e, a quem se sentir à vontade, de compartilhar experiências.

Um dia maravilhoso e com muito axé para todos!!!




2 comentários: