terça-feira, 29 de setembro de 2015

Terça-feira - Dia de OXUMARÊ

Bom dia queridos e queridas de nossa comunidade!!!

Hoje O dia também é de Oxumarê e deste suntuoso Orixá que falaremos um pouquinho a respeito hoje!

Vale lembrar que, se você tiver algo para acrescentar, pode fazer comentários no post. a comunidade é para isso, mantermos movimentado o saber em comum por algo tão importante.

Vamos iniciar nossa viagem?




Oxumarê é o filho mais novo de Nanã, e irmão de Omulu. 

Participou da criação do mundo enrolando-se ao redor da terra, reunindo a matéria, dando forma ao Mundo, desenhando vales e rios. Sua essência é o movimento, a ação, a eterna transformação - podemos dizer, o ciclo do equílibrio da vida, ou seja, movimentos regulares e obrigatórios a esse equilíbrio como a alternância da chuva e dias ensolarados, dia e noite, o bem e o mal (positivo e negativo). 

O arco-íris é um de seus símbolos e representa boa notícia do fim da tempestade. O contínuo oscilar entre um caminho e outro que norteia nossas vidas também é uma qualidade de Oxumarê, Orixá da continuidade da vida também é representado pela grande cobre que morde a própria cauda em uma ideia de continuidade do ciclo vital, da fertilidade, como já conversamos. Esse é o motivo pelo qual não se sacrificam cobras no Candomblé.

Entre suas características cíclicas também está a sustentação do Universo, controlando e movimentando os astros e os oceanos, por isso também representa a rotação da Terra e seu translado em torno do Sol - todos os movimentos dos planetas e astros do universo, regulados pela força da gravidade e por princípios que fazem esses processos parecerem imutáveis, eternos.

Se estas ações terminassem de repente, o universo como o entendemos deixaria de existir, sendo substituído imediatamente pelo caos. Esse mesmo conceito justifica um preceito tradicional do Candomblé que diz que é necessário alimentar e cuidar muito bem de Oxumarê pois, se ele perder suas forças e morrer, a conseqüência será nada menos que o fim do equilíbrio e da vida no mundo. 

Mais uma característica importante de Oxumaré é a comunicação entre o céu e a terra. Assegura comunicação entre o mundo sobrenatural, os antepassados e os homens e por isso é associado ao cordão umbilical. Na África, o cordão umbilical é enterrado, geralmente com a placenta, sob uma palmeira que se torna propriedade do recém-nascido, cuja saúde dependerá da boa conservação dessa árvore.


Por isso, Pierre Verger acrescenta a ligação de Oxumarê ao misterioso, a tudo que implica o conceito de determinação além dos poderes dos homens, do destino.

E então, o que acharam? Interessante, não?! Vamos cuidar muito bem de Oxumarê para manter o equilíbrio da vida!

Como fazemos constantemente, escolhi algumas opções de tecidos africanos abaixo que podem ser utilizados para confecção das vestimentas sagradas deste Orixá. Eles foram selecionados de acordos com as cores relacionadas ao mesmo que são:

O tecidos estão à venda. Recebemos encomendas, também, para confecção das vestimentas.
Se tiver interesse em tecidos africanos, bordados (inclusive Richelieu) e na confecção da vestimenta completa, entre em contato conosco através de:

E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado

Muito obrigada pela sua companhia e amizade e por compartilhar nosso blog e nossa página do facebook com os seus amigos! Até amanhã e tenha um lindo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário