quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Quinta-Feira - Dia de OXÓSSI

Bom dia amigos e amigas!

Mais um dia de nossa conversa sobre os Orixás e seus dias! Vamos entrar nessa viagem mística?!



O conhecido senhor da caça e das florestas, Òsòòsì (nome em Yoruba), tem como habitat natural e paixão - adivinha? - as florestas, onde vive e caça. Conhece as propriedades dos seres que vivem lá.

Nesta ordem, é a divindade da harmonia e do equilíbrio ecológico e está associado à vida ao ar livre e com os elementos da natureza. Pessoas que amam trilhas, e expedições "naturebas" vivem em constante contato com este Orixá.

Foi um dos primeiros aprendizes de Ogún na arte da caça, juntamente com Erinlé (rei de Ketu e Patrono dos caçadores e do povo de Ketu). Por consequência, está associado a capacidade estratégica e possui intuição e percepção aguçadas. Aprecia a vida ao ar livre e a música, muito utilizada na caça e na guerra para atrair sorte e fazer do trabalho um fonte de prazer.

Odé, com também é chamado, é protetor dos humilhados e injustiçados e é cultuado para atrair agilidade e sorte nos negócios e assuntos relativos a dinheiro, mas também zela por assuntos familiares, representando a fartura em casa.

Algumas das ferramentas utilizadas pelo Orixá caçador são:
- Ìùkèrè - cauda de animal que, após preparo artesanal, se torna mágico e é carregado por sacerdotes e reis como símbolo de realeza e poder;
- Ofà - Arco e flecha.

A cor representativa e utilizada em suas vestimentas sagradas é o azul claro, na mesma tonalidade do céu, conforme os tecidos abaixo. Entretanto, nos colares utiliza-se apenas o azul ou alternado com branco.

Lembrando que, os tecidos abaixo estão à venda. Recebemos encomendas, também, para confecção das vestimentas.
Se tiver interesse em tecidos africanos, bordados (inclusive Richelieu) e na confecção da vestimenta completa, entre em contato conosco através de:

E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado




Obrigada pela companhia e até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário