Olá, meus queridos amigos e amigas! Como vão?
Hoje é o famoso dia do branco! E não é pra menos, é dia de Oxalá!
Relacionado à criação do mundo e à paz, Oxalá é um Orixá extremamente importante em qualquer nação.
Como muitos sabem, ao incorporar, Oxalá vem em duas formas: Oxaguiã (sua forma jovem e guerreira) e Oxalufã (sua forma idosa e frágil).
Hoje vamos falar sobre Oxaguiã, também chamado de Ajagunã, através de uma pequena história que mostra um pouco de suas características principais.
Vamos começar nossa viagem?!
Ajagunã, o filho guerreiro de Oxalá, andava junto com Ogum fazendo a guerra - onde Ogum destruía uma cidade, Ajagunã construía outra maior e mais próspera. Conquistavam todos os campos de inhame e todas as riquezas em ouro e escravos para seu povo.
O jovem Oxalá não descansava, vivia provocando novas situações que obrigassem todos a trabalhar e progredir. Onde a paz resultava em calmaria e preguiça, ele provocava a discórdia e o movimento, com o intuito de que ninguém se acomodasse.
Certa vez, entre uma batalha e outra, Ajagunã foi a cidade de Ogum em busca de munição e, ao chegar, viu que o povo festejava o feito que acabaram há pouco: um palácio novo que ofereciam ao seu rei Ogum.
Ajagunã lhes perguntou: Que fazeis agora que o palácio está feito?
Povo: Descansamos de nosso feito e festejamos!
Ajagunã:
Vosso rei está em guerra e tardará. Aproveitai o tempo e fazeis um trabalho melhor. Um palácio mais belo e resistente, do qual ele se orgulhara ainda mais.
E tendo dito isso, tocou a parede do palácio com sua espada e o mesmo rui. Após, voltou para a guerra.
Passado algum tempo, quando da necessidade de retornar à cidade de Ogum, se deparou com o palácio refeito - maior, mais imponente e mais bonito - e com o povo que comemorava com festas a conclusão da nova fortaleza.
Mais uma vez, Oxalá Ajagunã perguntou: Que fazeis, agora, que o palácio está feito?
Povo: Descansamos do nosso feito e festejamos!
Ajagunã: Vosso rei está em guerra e tardará. Aproveitai o tempo e fazeis um trabalho melhor. Um palácio mais belo e resistente, do qual ele se orgulhará ainda mais.
E mais uma vez, derrubou o palácio.
Tantas vezes a situação se repetiu que os habitantes daquela cidade se transformaram em um povo de grandes construtores e sua engenharia é reconhecida até os dias de hoje. Tudo, porque Ajagunã não gosta de ver ninguém parado.
História interessante, não?!
E você, conhece alguém que é filho de Oxaguiã? Talvez você mesmo(a)?! Conta pra gente sua experiência com essa pessoa. Está sempre procurando algo pra fazer?
Como nós já sabemos, a cor de Oxalá é branca, entretanto, Oxaguiã também utiliza em suas vestimentas sagradas o azul, mas não muito.
Seguem algumas opções de tecidos que podem ser utilizados nas vestimentas de Oxaguiã.
Repito que, os tecidos abaixo estão à venda. Recebemos encomendas, também, para confecção das vestimentas.
Se tiver interesse em tecidos africanos, bordados (inclusive Richelieu) e na confecção da vestimenta completa, entre em contato conosco através de:
E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado
Obrigada pela companhia e até amanhã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário