terça-feira, 22 de setembro de 2015

Terça-Feira - Dia de OGUM

Talvez um dos mais falados e conhecidos Orixás da religião africana, muito provavelmente devido ao sincretismo religioso com a Igreja católica, mas também por ser conhecido como o Orixá Guerreiro, aquele que mata o dragão, como diz a música...

Terça é dia de louvar à ele. E já vamos aproveitando para deixar algumas dicas por aqui, se você é filho de Ogum, jamais utilize roupa preta em uma terça-feira, ok?!



Como conversaamos a respeito, Ogum é o Orixá guerreiro, não é mesmo?! E isso se mostra em diversas histórias contadas ou escritas a respeito da personalidade enérgica e, por vezes, violenta deste Orixá tão respeitado. E, justamente por isso, algumas pessoas não conhecem que este mesmo grande Guerreiro de Iré tem o seu lado apaziguador.

Vocês devem estar pensando "Mas Ògún, apaziguador?" Isso mesmo! Para conferir um pouco mais sobre isso, acompanhe a gente na viagem de uma das histórias Nago abaixo:

"Ògún consultou o Orunmila, queria saber o que fazer para atingir a prosperidade. O grande Deus da Adivinhação, recomendou à Ògún que ele não se separasse de seu Alada (facão), pois através deste ele alcançaria a prosperidade. Foi orientado, ainda, a comer bastante inhame. Isso mesmo! Coincidência? Acho que não!
Ògún seguiu corretamente as orientações que lhe foram dadas.
Após ter comido bastante inhame, ficou com muita sede e, resolveu ir ao rio para beber água. Ao chegar lá, Ògún viu dois homens brigando por um peixe o qual ambos diziam ter pescado. Ògún resolveu intervir e lhes orientou a resolver a questão de forma civilizada. Disse-lhes que ao chegar em casa, poderiam dividir o peixe sem necessidade de briga. Os homens, ainda enraivecidos, não aceitaram a recomendação, esclarecendo que haviam vindo de direções opostas, um do oeste e outro do leste. Ògún, então, com seu facão, dividiu o peixe em duas partes, entregando uma metade a cada homem. 
Ao ver a habilidade de Ògún com o seu facão, os homens lhe fizeram um pedido, que abrisse uma trilha seguindo para o oeste e uma outra seguindo para o leste. mantendo seu intuito de ajudar, ele o fez e, foi recompensado pelos homens com grandes riquezas, por evitar que ambos brigassem e construir trilhas que beneficiaria a muitas pessoas de suas famílias. 
Desde então, quando Ògún partiu o peixe em dois, ele foi também chamado de Ògúndámeji.

Através desta pequena história podemos ver que mesmo o enérgico Ògún pode ser apaziguador.
Uma boa lição que podemos tirar é que com um espírito apaziguador evitamos conflitos e ainda podemos ser muito prósperos e receber recompensas inesperadas! 

Outro Orixá que é cultuado na terça-feita é Oxumarê, mas falaremos mais sobre este Orixá na próxima semana, ok?!

As cores mais utilizadas para as vestimentas deste poderoso Guerreiro são: verde escuro, azul escuro, azul rei.
Abaixo estão alguns tecidos africanos que podem ser utilizados para confecção das vestimentas sagradas para Ogum.

Vale informar que os tecidos abaixo estão à venda. Recebemos encomendas, também, para confecção das vestimentas.
Se tiver interesse em tecidos africanos, bordados (inclusive Richelieu) e na confecção da vestimenta completa, entre em contato conosco através de:

E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado




Obrigada pela sua companhia e até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário