Obrigada por nos acompanharem!
Começando um sábado lindo e irradiante, vamos viajar em mais uma história incrível sobre um dos Orixás louvados no dia de hoje que é o dia das Iabás!
Vamos começar falando da querida e famosa rainha do mar! Isso mesmo, Iemanjá!
Muitos a conhecem pela relação entre o Ano Novo, pedidos de melhorias para o ano seguinte e o mar, no sentido de entrega de oferendas para receber energias positivas no ano seguinte.
A verdade é que é a mãe Iemanjá é muito mais do que pedidos no dia de Ano Novo. Vamos descobrir um pouco mais?
Yemojá (nome em Yoruba), é deusa da nação de Egbé ( nação Yoruba) onde existe o rio de mesmo nome.
No Brasil é a rainha das águas e mares, extremamente cultuada e respeitada, é tida como mãe de quase todos os Orixás. Por isso, a ela pertence a fecundidade.
Os dias em que, em todos os lugares, se louva Yemojá são 02 de Fevereiro e, o mais conhecido, dia de ano novo, com as homenagens sobre as quais conversamos acima.
A grande mãe é, também, protetora dos pecadores e jangadeiros.
Vamos conhecer uma das lendas de Iemanjá?
Filha de Olokum (deus em Benim ou deusa do mar em Ifé), Iemanjá foi casada com Orumilá, deus da adivinhação. Mais tarde casou-se com Olofin (rei de Ifé) com quem teve dez filhos, os quais correspondem aos Orixás.
Cansada de viver em Ifé, a Iabá foge em direção ao oeste, o entardecer da terra. Carregava consigo um presente dado por Olokum, uma garrafa contendo um preparado, com orientações de quebrá-la somente em caso de extremo perigo.
O Rei de Ifé coloca todo seu exército a procura de sua mulher que a encontra. Cercada, Iemanjá quebra a garrafa e, no mesmo instante, cria-se um rio que a leva para Okun (oceano), lugar onde vive com Olokun.
Interessante, não?! E você, tem algum comentário? Algo a acrescentar? Alguma dúvida? Pode comentar no post. É para isso mesmo que a comunidade é feita, para compartilharmos.
Outras Iabás também são cultuadas no dia de sábado, mas falaremos mais delas nas próximas semanas, ok?!
As cores utilizadas nas vestimentas sagradas de Iemanjá são o azul claro, azul forte também e por vezes detalhes de um azul um pouco mais escuro, o verde-água também pode ser utilizado mesclando com o azul, o branco (ou prata)
Os tecidos abaixo podem ser utilizados para confecção das vestimentas sagradas.
Como vocês já sabem, os tecidos abaixo estão à venda. Recebemos encomendas, também, para confecção das vestimentas.
Se tiver interesse em tecidos africanos, bordados (inclusive Richelieu) e na confecção da vestimenta completa, entre em contato conosco através de:
E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado
Mais uma vez, muito obrigada pela sua companhia, um ótimo sábado e até amanhã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário