terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Oxumarê - Lenda por Reginaldo Prandi

Boa tarde comunidade querida!!!

Sabem aquele lindo fenômeno que acontece no céu após o fim da chuva? Ele mesmo, o arco-íris...

Pois então, o mesmo Orixá arco-íris se tornou cobra, você sabia?!

E você sabe como isso aconteceu?

O que acha de conferir a lenda, descrita por Prandi em seu livro, que explica justamente isso?


"Oxumarê era um rapaz muito bonito e invejado, suas roupas tinhas todas as cores do arco-íris e suas jóias de ouro e bronze faiscavam de longe. Todos queriam aproximar-se de Oxumarê, mulheres e homens, todos queriam seduzi-lo e com ele se casar.


Mas Oxumarê era também muito contido e solitário, preferia andar sozinho pela abóbada celeste, onde todos costumavam vê-lo em dia de chuva.


Certa vez Xangô viu Oxumarê passar, com todas as cores de seu traje e todo brilho de seus metais, Xangô conhecia a fama de Oxumare de não deixar ninguém dele se aproximar, preparou então uma armadilha para capturar o Arco-Íris. Mandou chamá-lo para uma audiência em seu palácio e, quando Oxumarê entrou na sala do trono, os soldados de Xangô fecharam as portas e janelas, aprisionando Oxumarê junto com Xangô.

Oxumarê ficou desesperado e tentou fugir, mas todas as saídas estavam trancadas pelo lado de fora. Xangô tentava tomar Oxumarê nos braços e Oxumarê escapava, correndo de um canto para outro. Não vendo como se livrar, Oxumarê pediu ajuda a Olorum e Olorum ouviu sua súplica.

No momento em que Xangô imobilizava Oxumarê, ele foi transformado numa cobra, que Xangô largou com nojo e medo. A cobra deslizou pelo chão em movimentos rápidos e sinuosos. Havia uma pequena fresta entre a porta e o chão da sala e foi por ali que escapou Oxumarê."

Assim livrou-se Oxumarê do assédio de Xangô. Quando Oxumarê e Xangô foram feitos orixás, Oxumarê foi encarregado de levar água da Terra para o palácio de Xangô no Orum, mas Xangô não pode nunca aproximar-se de Oxumarê."


E, para finalizar nossa conversa com chave de ouro, seguem opções de tecidos que podem ser utilizados na confecção de vestimentas sagradas para o Orixá arco-íris.

Lembrando que vocês poderão adquirir alguns tecidos como esses no Encontro de Tecidos Africanos e Richelieu que será realizado nos dias 12 e 13/12 de 16h às 20h.

Para participar, basta fazer sua confirmação no link do dia em que você deseja participar e nos enviar o seu número de telefone e/ ou e-mail.




Se você tem interesse em participar do evento, não perca mais tempo e faça a sua inscrição agora mesmo!

E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado



Essa foi mais uma conversa super agradável!!! Aguardo vocês amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário