domingo, 6 de dezembro de 2015

Artefatos, cultura e história pelo mundo

Olá comunidade querida!!!!

É com uma alegria imensa que início o post de hoje e venho conversar cm vocês sobre as inúmeras obras de arte que eram , na verdade, utensílios e estão espalhados pelos museus do mundo contando um pouco da história da África, este país imenso e tão cheio de riquezas culturais para oferecer e encantar.

Estive conhecendo alguns desses museus, e gostaria de mostrar um pouco do que eu descobri por lá.

O que acha de embarcar comigo nessa viagem?


Como mencionei acima, são muitos os grandes museus espalhados pelo mundo que contam a história da África e seus diferentes povos através de obras de arte, artefatos de cozinha, roupas e tecidos, explicando a utilização e sua importância. Infelizmente ainda não consegui visitar o maior deles, que fica na Bélgica, mas vamos começar conversando sobre um muito importante e interessante que é o British Museum, ou seja, Museu Britânico que fica em Londres.

Lembrando da importância do metal na cultura africana, seu desenvolvimento e a diversificação de status e poder que surgiu do seu descobrimento e utilização, transcrevo abaixo da foto respectiva as informações dadas pelo museu:


"A miraculosa transformação, através do fogo, de rocha em metal fundido criou o material do qual artefatos culturais eram forjados. A fundição se tornou uma metáfora para criação e procriação; na mitologia de algumas sociedades africanas o Deus Criador é um ferreiro (como nós já sabemos bem, não é mesmo?! hehehe). Essa mitologia investiu objetos de metais, incluindo ferramentas de agricultura, moeda e, particularmente, armas, com um potencial especial. Em diferentes maneiras o próprio ferreiro era - e ainda é - visto como detentor de poderes mágicos e que se empenha em práticas secretas que o separa do resto da comunidade.
A fundição do metal, muitas vezes feitas em grandes e complexos fornos, seguida pela fundição do resultado de barras de metais fundidos em artefatos com lâminas podem ser vistos como a alta tecnologia da cultura material africana pré-industrial. neste sentindo, tinha muito em comum com as armas e tecnologia de indústrias de sociedades contemporâneas industrializadas ao redor do mundo. Entretanto, a extraordinária variedade de formas e beleza nesses artefatos os eleva do reino de utilitários para arte virtuosa e sugere um significado mais profundo na sua função. Artistas contemporâneos africanos, tanto homem quanto mulher, continuam a explorar e expandir essas tradições de trabalho em metal."


Ainda conversando sobre o metal, há a sua utilização como armas, como foi descrito acima, e armaduras. Seguem as informações fornecidas neste contexto pelo museu:

"Muitos exemplos de armas africanas metálicas e com lâminas foram, inevitavelmente, adquiridos por poderes europeus coloniais durante o século 19. Estes artefatos e a complexa tradição que inspirou sua produção foram, posteriormente, reprimidos, muitas vezes, impiedosamente, pelas autoridades coloniais na África. Escudos, capacetes e armaduras, que eram bastante utilizadas não apenas como proteção ao ferro, mas também como demonstração de afiliação étnica ou status, começou a perder sua significância.
Inicialmente, quando exibidas no Oeste, as armas e armaduras africanas eram vistas por muitos como símbolos materiais da selvageria primitiva a qual o continente estava entregue. Adicionando insultos ao prejuízo, elas foram largamente omitidas de sérios estudos e exibições  de material cultural africano durante o período pós-colonial, em parte devido ao medo da conotação negativa, em parte por ignorância sobre o verdadeiro significado social e a arte de sua produção.
A reverência com a qual estes artefatos continuam a ser vistos em muitas sociedades africanas hoje requer uma reavaliação da sua utilização passada e presente - não apenas no âmbito de guerra e caça, mas em contextos ritualísticos, políticos, mágicos e religiosos, econômicos e, até, esportivos."

Bom pessoal, como nossa conversa já está ficando grandinha, vou deixar para falar um pouco mais sobre as informações a respeito de roupas e instrumentos no próximo domingo, ok?!

Espero que vocês tenham gostado da conversa de hoje, porque eu achei tão interessante tudo isso que quis muito compartilhar com vocês.

Se tiverem qualquer pergunta ou comentário a adicionar, fique à vontade!

Para manter a tradição, seguem alguns tecidos africanos e verdadeiros com os quais trabalhamos e que podem ser adquiridos por vocês!

Alguns tecidos poderão ser adquiridos  no Encontro de tecidos Africanos e Richelieu que acontecerá nso dias 12 e 13/12!

Faça agora mesmo sua inscrição e confirme sua presença na página do evento!


E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado




Tenham um ótimo domingo e até amanhã!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário