quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Oyá - Lenda por Reginaldo Prandi

Bom dia amigos e amigas!!!

Vocês já conhecem a história do momento em que Ogun Mejê surgiu e Oyá se transformou em Iansã?

Reginaldo Prandi descreve a lenda em seu livro "Mitologia dos Orixás".

O que acham de conferir na íntegra? Vem comigo!


"Antes de tornar-se esposa de Xangô, Oyá vivia com Ogun. Ela vivia com o ferreiro e ajudava-o em seu ofício, principalmente manejando o fole para ativar o fogo na forja. 

Certa vez Ogun presenteou Oyá com uma varinha de ferro, que deveria ser usada num momento de guerra. A varinha tinha o poder de dividir em sete partes os homens e em nove partes as mulheres. Ogun dividiu esse poder com a mulher.


Na mesma aldeia morava Xangô, ele sempre ia à oficina de Ogun apreciar seu trabalho e em várias oportunidades arriscava olhar para sua bela mulher. Xangô impressionava Oyá por sua majestade e elegância. Um dia os dois fugiram para longe de Ogun, que saiu enciumado e furioso em busca dos fugitivos. 

Quando Ogun os encontrou, houve uma luta de gigantes. Depois de lutar com Xangô, Ogun aproximou-se de Oyá e a tocou com sua varinha, e nesse mesmo tempo Oyá tocou Ogun também, foi quando o encanto aconteceu: Ogun dividiu-se em sete partes, recebendo o nome de Ogun Mejê, e Oyá foi dividida em nove partes, sendo conhecida como Iansã, (Iyámesan), a mãe transformou-se em nove."

Interessante, não?! Você já conhecia?

Como sempre, seguem, abaixo, as opções de tecidos africanos verdadeiros que podem ser utilizados para confecção das roupas sagradas de Oyá.

Lembro, mais uma vez, que alguns tecidos poderão ser adquiridos  no Encontro de tecidos Africanos e Richelieu que acontecerá nso dias 12 e 13/12!

Faça agora mesmo sua inscrição e confirme sua presença na página do evento!


E-mail: tecidosafricanosebordados@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/tudosobreorixastecidoafricanobordado



Até amanhã pessoal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário